Encontro Empresarial reunirá especialistas para debates sobre negociações coletivas

Para discutir as principais questões de empregabilidade, Piracicaba sediará um evento inédito, onde importantes nomes do cenário nacional e internacional discutirão o tema “A primazia da negociação coletiva”. Exclusivo para convidados, o Encontro Empresarial ocorrerá no dia 18 de maio, das 9h às 17h, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central. A programação completa pode ser conferida no site www.encontroempresarial.com.br.

O Encontro Empresarial será aberto por Euclides Baraldi Libardi, presidente do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) e José Florêncio da Silva (o Bahia), presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho. As duas entidades são as realizadoras do evento, que também contará com José Luís Ribeiro, secretário Estadual de Relações do Trabalho e com o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato. A organização é da Manifesta Cerimonial e o apoio da Prefeitura Municipal.

Após a abertura oficial, William Waack, jornalista e apresentador do Jornal da Globo, falará, às 10h, sobre o cenário econômico brasileiro e internacional, com panorama futuro diante da crise política nacional. Na sequência, mediará um painel entre Almir Pazzianotto Pinto, advogado, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, e o professor e sociólogo José Pastore.

Ainda no período da manhã, o Encontro Empresarial terá a participação de desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15), que deverão traçar um paralelo sobre a relação entre empresas e trabalhadores.

No período da tarde, Almir Pazzianotto Pinto abordará a palestra “A primazia da negociação coletiva”. Em recente entrevista, disse que “entre as lacunas do Código Civil e a rigidez da CLT, é preciso desenvolver sistema legal flexível e avançado, apto a responder às necessidades nacionais e que, ao mesmo tempo, respeite os compromissos de proteção àqueles que trabalham”.

O Encontro Empresarial dará continuidade com o professor José Pastore, Doutor Honoris Causa em Ciência e Ph. D. em sociologia pela University of Wisconsin (EUA) e titular da Faculdade de Economia e Administração (FEA-USP). Também é presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Fecomercio e membro da Academia Paulista de Letras.

Como articulista do jornal Estado de S. Paulo na área de trabalho, publicou no artigo “A desvalorização da negociação coletiva”, de 19 de abril deste ano, a necessidade de reconhecer os acordos firmados entre patrões e empregados sob o olhar dos sindicatos representativos, com base no entendimento e na vontade das duas partes.

O Encontro Empresarial terá, também, a presença de um representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, que fortalecerá o debate sobre “A Primazia da Negociação Coletiva” ao falar no teatro do Engenho Central de Piracicaba.

Para encerrar, o evento promoverá mais dois importantes painéis mediados por Pazzianotto. O primeiro será entre quatro empresas de Piracicaba, com nomes a serem confirmados. No segundo, as entidades Acipi e Simespi debaterão sobre os setores que representam.

O presidente do Simespi, Euclides Baraldi Libardi, ressalta a importância do evento para o setor industrial regional. “Todas as nossas ações buscam atualizar e capacitar as empresas associadas nos mais diversos setores. O Encontro Empresarial é resultado de uma forte parceria entre importantes instituições. Para o Simespi, é ainda mais significativo por estarmos celebrando, neste ano, nosso Jubileu de Prata. São 25 anos de trabalho e comprometimento com a industrialização da nossa região”, comenta.

Para o secretário de Relações do Trabalho, José Luís Ribeiro, o objetivo do Encontro Empresarial é mostrar a importância do diálogo para que as negociações atendam as reivindicações de todos. “É uma necessidade dos empregados e dos patrões, principalmente neste momento de crise econômica. Todos os convidados devem aproveitar esta oportunidade para ouvir a opinião dos palestrantes experientes e com grandes atuações na área do trabalho”, concluiu.

 

Serviço:

Encontro Empresarial

Tema: “A Primazia da Convenção Coletiva”

Data/horário: 18/05/2016, das 9h às 17h

Local: Teatro Erotides de Campos –  Engenho Central de Piracicaba (SP)

Av. Maurice Allain, 454 –  Vila Rezende

Realização: Simespi e Sindicato dos Metalúrgicos

Organização: Manifesta Cerimonial

Apoio: Prefeitura Municipal de Piracicaba

Patrocínios já confirmados: Hyundai, Requiph, ArcelorMittal, Bru Serv, Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) e Sicoob Metalcred Cooperativa de Crédito

Site: www.encontroempresarial.com.br

#Evento exclusivo para convidados

Programação sujeita à alteração

Deixe um comentário