Encontro sobre Lei Maria da Penha acontece no Garapa

mayra camargo by divulgacaoEm agosto a Lei Maria da Penha completa 10 anos. Para lembrar a data e também promover uma reflexão sobre a violência contra a mulher nos dias atuais, o Nécessaire Coletivo Teatral promove o Encontro Belas, Recatadas e de Todo Lugar. O evento, que acontece no domingo (21) no Ponto de Cultura Garapa, começa às 14h com uma atividade cultural: oficina de turbante (inscrição no Facebook). Às 16h inicia uma roda de conversa com convidados (aberta ao público). Em ambos a entrada é gratuita.

A oficina é voltada para maiores de 14 anos. Será ministrada pela mãe Doné Oyacy, de Araraquara. Ela é sacerdotisa do candomblé, produtora rural, sócia e fundadora da Omaquesp (Organização de Mulheres Assentadas e Quilombolas do Estado de São Paulo), militante do movimento negro há 25 anos, compositora e poetisa. Os inscritos devem levar um pano de elastano (um metro e meio) ou algodão (um metro quadrado). Também pode levar calça legue (que também vira turbante).

Após a oficina, começa a roda de conversa. Foram convidados para a discussão a psicóloga Karina Sabedot,  da Defensoria Pública, o jornalista Leon Botão, que escreveu o livro reportagem Flores Que Choram (sobre a violência contra as mulheres) e as organizadoras do grupo de whatsapp Ajuda das Minas, Clara Grisotto e Jaqueline Altomani. Segundo a atriz do coletivo, Mayra Kristina Camargo, que também integra as PLPs (Promotoras Legais Populares), cada um deve falar por 10 minutos e depois será feita aberta uma conversa. “A proposta é trocar informações e compreender por que ainda temos a cada 15 segundos uma mulher agredida no Brasil”.

A iniciativa é promovida pelo Nécessaire Coletivo Teatral dentro do programa Ocupe o Garapa. Ainda neste mês será realizada a oficina de Dança Afro (dia 27), com Fabiano Maranhão, o Sarau Culturupira (dia 27) e a apresentação do espetáculo Mais Uma Vez Marias (dia 28).

 

SERVIÇO

Encontro Belas Recatadas e de Todo Lugar

Quando: domingo (21)

Horário: 14h (oficina) e 16h (conversa)

Local: Ponto de Cultura Garapa

Endereço: rua Dom Pedro II, 1313 – Alto – Piracicaba/SP

Grátis

Inscrições para oficina de turbante pelo Facebook.com/necessairect

Informações: (19) 3377-2001

Deixe uma resposta