Engenho Central sedia Encontro Mundial de Pintura ao Ar Livre

joão benattiAs construções centenárias, a vegetação nativa, o rio Piracicaba e todas as outras belezas do complexo histórico e cultural do Engenho Central servirão de inspiração para artistas plásticos de Piracicaba e de mais 14 cidades do Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro no 3º Encontro Mundial de Pintura ao Ar Livre, que acontece no domingo, 13/09, às 8h. O encontro é o 13º promovido no mundo inteiro pelo Ipap (International Plein Air Paiting – Pintura ao Ar Livre), movimento criado nos EUA, dedicado a esse tipo de produção. Em Piracicaba, o evento é realizado pelo grupo Caipiras do Plein Air, com apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos).

O primeiro encontro em Piracicaba ocorreu em 2013, nos arredores da Casa do Povoador, com a participação de aproximadamente 50 artistas. Já o segundo, em 2014, no Parque da Rua do Porto, reuniu 70 artistas. Domingo, os organizadores esperam, se o tempo ajudar, de 80 a 90 pessoas.

Já confirmaram presença pintores de Cabo Frio (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Roque (SP), Mogi-Mirim (SP), Matão (SP), Jundiaí (SP), Campinas (SP), Valinhos (SP), Itanhaém (SP), Araraquara (SP), Itú (SP), Amparo (SP), Ribeirão Preto (SP) e Paraty (RJ). Além de Piracicaba, para a edição de 2015 cadastraram-se no Ipap as cidades de Peruíbe e Rio de Janeiro e os países Canadá, Caribe, França, Alemanha, Itália, Nova Zelândia e Estados Unidos.

DESAFIO – O artista plástico João Benatti, um dos criadores do Caipiras do Plein Air, conta que a técnica da pintura ao ar livre, além de prazerosa pelo contato direto com a natureza, acaba sendo um desafio para o artista. “Pintar ao ar livre exige rapidez. Em uma hora, uma hora e meia o pintor tem de resolver a luz de sua obra, já que ela começa a mudar e, com ela, mudam as sombras. O artista também precisa quebrar o receio do contato com o público, diferente do ateliê, e interagir com ele”, observa.

Quem quiser conhecer o trabalho ou fazer parte do Caipiras do Plein Air pode entrar no Facebook, onde o grupo mantém uma página.

SERVIÇO – 3º Encontro Mundial de Pintura ao Ar Livre. Dia 13/09, domingo, a partir das 8h, no Engenho Central. Gratuito. A realização é do grupo Caipiras do Plein Air, com apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos).

 

Deixe uma resposta