Escola do São Francisco é inaugurada

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugura e denomina oficialmente a Escola Municipal Janaina Elaine de Castro, localizada no Bairro São Francisco/Taquaral. A cerimônia acontece nesta quinta-feira (27), às 16h15.

De acordo com a Secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, a unidade iniciou as atividades em maio deste ano, atende 121 crianças, de 0 a 5 anos de idade, e conta com 27 funcionários – destes,  18 professores.

A professora Janaina Elaine de Castro nasceu em Piracicaba/SP em 14 de maio de 1972 e faleceu em 14 de setembro de 2001 aos 29 anos de idade. Filha de Darci e Cleusa Mendes de Castro, Janaina não se casou, não teve filhos e desenvolveu sua profissão com intensa dedicação e amor materno por seus alunos.

Em 1986, concluiu o ensino de primeiro grau na Rede Escolar SESI. Decidiu ser professora de ciências e se formou em 1994 pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Um ano depois, cursou Licenciatura Plena em Matemática pela “Faculdades Integradas Maria Imaculada”. Sua aptidão para lecionar já era notada quando trabalhou na creche da UNIMEP, para ajudar no custeio do seu curso.

Exerceu o cargo de educadora nas Escolas Estaduais Professor Elias de Mello Ayres, Professor Hélio Nering, Professor Felipe Cardoso e Escola Estadual Professora Carolina de Mendes Thame, onde atuava como coordenadora.

Janaina gostava muito de viajar com seus familiares e amigos, aproveitando sempre os passeios para enriquecer seu currículo com diversos cursos. Amante da natureza, ela participava de campanhas de preservação ao meio ambiente e militava em defesa dos animais.

Após seu falecimento precoce, foi homenageada pela Escola Professora Carolina de Mendes Thame, que denominou a biblioteca da escola, mais um projeto ao qual Janaina vinha se dedicando com afinco

Deixe uma resposta