Escola Waldorf Novalis promove Escola Aberta

No dia 10 de setembro, sábado, a Escola Waldorf Novalis, situada no bairro Monte Alegre, abrirá suas portas mais uma vez para receber pais e interessados em conhecer a Pedagogia Waldorf.  O evento é chamado de “Escola Aberta” e tradicionalmente acontece duas vezes ao ano.

Dessa vez, A Escola Aberta promoverá quatro oficinas – duas voltadas às atividades do Jardim da Infância e as outras duas com aulas dadas no ensino fundamental, como os alunos vivenciam a matéria em sala de aula.

Assim, os adultos – pais ou não – poderão conhecer de forma prática os benefícios da pedagogia criada na Alemanha e difundida em todos os continentes.  Existem atualmente mais de 1000 (mil) escolas Waldorf’s no mundo e cerca de 2000 jardins de infância. Só no Brasil chegam a 70 e nos Estados Unidos, 160 escolas Waldorf.

Jardim da Infância – Serão apresentadas duas importantes atividades dadas às crianças: uma comemoração de aniversário e a aquarela. São momentos especiais com valor muito grande ao desenvolvimento dos pequeninos e que, na Escola Aberta, os pais terão a oportunidade de estar na posição das crianças.
A celebração de aniversário é um momento em que é dada ênfase à importância da vida, desde o nascimento, e totalmente diferente do habitual – todo o processo, desde a produção do bolo até o preparo dos presentes, é feito pelos alunos da sala e, ainda, uma linda história é contada pela professora, com passagens referentes ao nascimento da criança aniversariante.
Já a aquarela, trabalha o ritmo dos movimentos do corpo e, ao mesmo tempo, os alunos são ligados à arte, de forma lúdica e única, apenas por meio de imagens de histórias contadas pela professora. Além disso, a aquarela tem continuidade no ensino fundamental, pois é um processo de aprendizado contínuo, que sempre atua de forma benéfica ao aprendizado.

Ensino Fundamental – O objetivo das oficinas para esse período escolar é apresentar como são expostos os conteúdos pedagógicos aos alunos.  Para essa escola aberta, serão abordadas aulas das épocas dadas aos alunos no 5º e 6º anos. Nessa transição, do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II, ocorre uma mudança na forma de educar, que deve cultivar uma capacidade latente de pensar abstrato, porém com continuidade da arte e da beleza em cada aprendizado. O currículo nas escolas Waldorf baseia-se no desenvolvimento do ser humano e o conteúdo é trabalhado para que cada etapa escolar seja um processo adequado ao que vive no aluno naquela etapa de sua vida.

Em uma das oficinas será abordado o ensino da Grécia Antiga (matéria ensinada no 5º ano) e, na outra, o tema será a Introdução à Física, referente ao 6º ano – já Ensino Fundamental II.

O evento Escola Aberta dá aos pais e interessados na Pedagogia Waldorf a oportunidade de uma experiência enriquecedora, vivenciando na posição de aluno COMO o conhecimento é passado, e, principalmente, PORQUE é oferecido naquele ano.

PROGRAMAÇÃO: ESCOLA ABERTA
Data: 10 de setembro de 2016 – sábado
Horário:  Das 08h30 às 12h00
Local: Escola Waldorf Novalis – Rua Otília Teodoro, 171 – Monte Alegre- Piracicaba
>> O evento será gratuito, voltado aos adultos. As crianças não podem participar das oficinas. Há a possibilidade de recreação para ela no mesmo horário.

 

Deixe um comentário