Escolas de Piracicaba recebem espetáculo infantil “Coração Verde”

unnamedEntre os dias 13 e 15 de maio, alunos das escolas estaduais Doutor João Conceição, Pedro Moraes Cavalcante, Mirandolina de Almeida Canto e Maria de Lurdes Silveira Cosentino, de Piracicaba, vão assistir à peça “Coração Verde”. Apresentada no Shopping de Piracicaba, dentro da programação cultural do Fashion Food, nos dias 25 e 26 de abril, a peça agora chega às escolas, dentro do projeto cultural “Bonecos Itinerantes de Repertório”. O projeto tempatrocínio da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, de Piracicaba, através da lei de incentivo fiscal PROAC, e produção da D’Color Produções Culturais, de Campinas.

Com temática ligada à sustentabilidade e preservação da natureza, “Coração Verde” é uma peça de teatro de bonecos, bastante interativa e com repertório recheado de canções criadas para resgatar a cultura popular do Brasil. As apresentações ocorrem em um caminhão, cujo baú vira um palco de teatro. Os bonecos da peça são feitos de papel machê, materiais recicláveis e sucatas, reforçando a ideia de preservação ambiental.

Conheça a história

Na peça, fica claro que o planeta Terra pede socorro. Desmatamento, tráfico de animais, contaminação da água, poluição da natureza… Diante de tanto mal causado pelo homem, os personagens se manifestam contra esse estado de abandono. Juntos, o rato, o gambá, a plantinha Camomila, a minhoca Nhoca, o macaco Bugio, os índios e as crianças Nestor, Júlia e João, sensibilizadas, se unem para ajudar a saúde do planeta, propondo ações coletivas em um mutirão às margens do rio Naturê. Assim, o nosso ‘Coração Verde’ começa a pulsar mais forte mostrando que, com ações conjuntas, fica mais fácil conservar e cuidar da natureza.

 

 

Grupo Grumaluc

 

À frente da peça Coração Verde está o Grupo Grumaluc, grupo autodidata que busca sua identidade na arte do teatro de bonecos. Foi fundado em 1994, na cidade de Salvador/ Bahia. Tudo começou por acaso, pelo amor à arte e pelo encantamento que o boneco transmitia às suas duas integrantes fundadoras: Márcia Marchette e Teca Rios. O grupo escreve seus próprios textos, monta trilhas inéditas para os espetáculos e, desde o ano 2000, atua em Campinas e interior do estado de São Paulo com espetáculos infantis elaborados para a arte-educação, com temas sobre a conservação do meio ambiente.

 

 

Deixe um comentário