Exibição de curtas no Dia Internacional da Animação

superplunf_-_mostra_nacional

Piracicaba é uma  das 230 cidades do Brasil que vão comemorar o “Dia Internacional da Animação”, nesta terça-feira (28), às 19h30. Será a 11ª edição do evento, que é o maior do gênero a ser comemorado simultaneamente em todo mundo. As produções serão exibidas na Estação da Paulista. A entrada é gratuita.

A data será celebrada com a exibição de curtas nacionais e internacionais do gênero produzidos a partir de diversas técnicas como desenho em papel, “stop motion”, animação 2D e 3D, entre outras. A programação dos filmes está dividida em Mostra Infantil, que traz curtas-metragens feitos no Brasil e tem classificação livre, da Mostra Nacional, com produções destinadas ao público adulto e Mostra Internacional, que exibirá vídeos estrangeiros recomendados para maiores de 16 anos.

Foram inscritos 100 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, dez foram selecionados para a Mostra Nacional e nove para a Mostra Infantil.

Com o objetivo de resgatar a história do cinema de animação brasileiro, a coordenação de júri selecionou o filme ‘Frivolitá’ (1930), de Luis Seel, que abrirá o programa brasileiro. Outros dez curtas-metragens compõem a Mostra Internacional.

Em 2013, a celebração atingiu mais de 30 países como como França, Portugal, Estônia, Romênia, Camarões, Rússia, Grécia, Egito, Bulgária, Estados Unidos, Canadá, Austrália, África do Sul e Coreia do Sul. No Brasil, ela é organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

História
No dia 28 de outubro de 1892, três anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere, Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa foi a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo. Para comemorar a data a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou em 2002 o “Dia Internacional da animação”.

Programação
Na Mostra Nacional, serão exibidas as animações  Frivolitá, de Luis Seel – 1930, Erros , de Rodrigo Soldado, Lambada com Farinha, de Thomate; Jam – Piscar de Olhos, de Cesar Cabral; Fluxos, de Diego Akel;  A Pequena Vendedora de Fósforos, de Kyoko Yamashita; Nightmare on Cork Street, de Lucas Paio; Super Plunf, de Camila Kauling Rumpf e Henrique Luiz Pereira Oliveira; O Sapato, de Leandro Angare; Estrela, de David Mussel; Guida, de Rosana Urbes.

A Mostra Infantil é composta por  Dalivincasso, de Marcelo Castro e Marlo Tenório; Andar de Trem, de Jon Russo; Ode a Sujeira, de Guilherme Alvernaz; Sistema Digestório, de Simon Pedro Brethé; Polvo Paul, de Thomate; Erros, de Rodrigo Soldado; Vida, de Gordeeff; Ninja, de Marão;Super Plunf, de Camila Kauling Rumpf e Henrique Luiz Pereira Oliveira.

Na sessão oficial da Mostra Internacional serão exibidos Villa Antropoff, de Kaspar Jancis e Vladimir Leschiov , da Estônia; Electric Soul, de Joni Männistö, da  Finlândia e Coreia do Sul; Fight, de Steven Suboyinick, dos EUA; Fly Mill, de Anu-Laura, da Estônia; My Name Is Maria, de Elio Quiroga Rodriguez , da Espanha; I Look & Move, de Irina Neustroeva, da Rússia; La Funambola, de Roberto Catani, da Itália; Niespodzianka, de Tereza Badzian, da Polônia; Camera Takes Five, de Steven Woloshen, do Canadá e En La Opera, de Juan Pablo Zaramella, da Argentina.

Serviço:
Dia Internacional da Animação 2014
Data: 28 de Outubro
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Estação da Paulista (Avenida Dr. Paulo de Moraes, nº1580)

Deixe um comentário