Expectativa de varejistas se mantém em alta

O ICV-P (Índice de Confiança no Varejo de Piracicaba) correspondente a novembro subiu 0,59% na comparação com o trimestre anterior, compreendido pelos meses de agosto, setembro e outubro, passando de 75,87 para 76,32 pontos. O resultado indica equilíbrio se comparado ao último resultado da pesquisa. Mas, apresenta um salto representativo, ao ser confrontado com o índice apurado em mesmo período do ano anterior. Em novembro do ano passado, o indicador registrava 39,83 pontos, valor 91,33% menor que os 76,32 pontos registrados na medição de novembro deste ano.
“Esse equilíbrio pode ser considerado saudável. Não tivemos um crescimento considerável, mas o cenário que vemos hoje, de maneira positiva, não se assemelha ao que se via no ano passado”, opina Paulo Roberto Checoli, presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).
Na decomposição do ICV-P – calculado pela Ejea/USP (Empresa Junior de Economia e Administração) em parceria com a associação –, é possível verificar um aumento de 7,75% no ICA (Índice de Confiança Atual), puxado pelo desempenho do quesito: Vendas Atuais, queobteve resultado positivo de 9,48%.
“A confiança do lojista parece estar se restabelecendo aos poucos. A melhor notícia para o ambiente do consumo é o arrefecimento da inflação, que vem perdendo força, mês a mês. Ao chegar aos 6,99%, em novembro, o índice de correção dos preços já caminha mais próximo do alcance do teto da meta estabelecida pelo Banco Central para este ano, de 6,5%”, comenta Checoli.
Por outro lado, puxado pela queda de 3,69% no subíndice: Economia Futura, o ICF (Índice de Confiança Futura) recuou 1,82% no período analisado.
“Segundo relatório da Ejea/USP, há um alinhamento entre as expectativas do Banco Central de retração de 3,43% do PIB brasileiro e recuo de 6,5% na produção industrial e o resultado do subíndice: Economia Atual, o que reflete na percepção e expectativas de comerciantes locais sobre o desempenho da economia para o período”, diz o presidente da Acipi.
ICV-P
O indicador tem o objetivo de divulgar aos empresários, setor público e sociedade as expectativas dos lojistas em relação à economia regional, ao segmento em que atuam e às suas próprias empresas.

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