Exposição “África Negra” segue até o dia 31 na Câmara

Exposio Africa 1Quem passar pela Câmara de Vereadores de Piracicaba poderá visitar a  exposição “África Negra”, no hall do prédio anexo. A mostra, que vai até o final de maio, a reúne cerca de 40 peças confeccionadas pela artista plástica Lilian Françoso com visões diferenciadas sobre a cultura do segundo continente mais populoso do planeta e o terceiro mais extenso.

O acervo exposto é variado, composto por esculturas de resíduos sólidos e orgânicos, cerâmicas, óleo sobre telas e madeiras. Fruto de três anos de pesquisas, a mostra já passou pelo Centro Cultural “Martha Watts”, em maio do ano passado, e pela Biblioteca Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, em novembro, atraindo dezenas de pessoas.

A expectativa é de que, na Câmara, a exposição também receba grande número de visitantes. Responsável pela mostra, Lilian elogiou a iniciativa do Legislativo piracicabano em promover a cultura. “Achei fantástico, porque a cidade necessita desses espaços. Que as pessoas que dirigem Piracicaba abram as portas para trazer mais artistas para movimentar a parte cultural.”

A artista plástica conta que a diversidade cultural do continente e o fato de ser descendente de negros ––sua tataravó, Afra, foi escrava–– a motivaram a montar a exposição. “Eu trouxe para essa mostra o que me chamou a atenção, já que, ao trabalhar o tema “África”, não dá para focar numa coisa só, pois é um continente com uma diversidade enorme ––na cultura, na gastronomia etc.”, disse Lilian, artista plástica há 17 anos.

Exposio Africa 2 O historiador da Câmara, Fábio Bragança, também acompanhou nesta quinta-feira a abertura da exposição, a quarta desde que a área voltada à promoção das artes, no hall do prédio anexo da Casa de Leis, foi inaugurada, em dezembro de 2012. “Este é um espaço que a Câmara oferece a Piracicaba para divulgar um pouco mais a cultura.

E, como maio é o mês da África, fizemos o contato com a Lilian, que tem esse trabalho magnífico com peças da cultura africana”, explicou.

A mostra “África Negra” segue até o dia 31 de maio e tem entrada franca. Visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O acesso ao hall de exposições do prédio anexo da Câmara pode ser feito pelo número 833 da Rua do Rosário, no Centro de Piracicaba.

Texto: Ricardo Vasques / MTB 49.918
Fotos: Davi Negri / MTB 22.946

Deixe uma resposta