Exposição Ambiental reunirá especialistas em sustentabilidade

cartaz

A 2ª Exposição Ambiental de Piracicaba, que acontece de 7 a 9 de novembro, no Engenho Central, armazéns 9A e 14, será um momento oportuno para conhecer as ações do poder público local e da iniciativa privada voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável. Na abertura, dia 6, quarta-feira, às 19 horas – exclusiva para imprensa e expositores – está prevista a vinda do secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas.

O objetivo do evento é provocar reflexão coletiva e a conscientização sobre a necessidade de mudanças comportamentais para o avanço do conceito de sustentabilidade junto à população e ao setor produtivo. Além de palestras com especialistas, serão realizadas várias atividades pedagógicas para os visitantes, bem como exposições temáticas. O evento deve atrair alunos da rede pública e privada, do ensino fundamental, médio, universitário, profissionais liberais, empresários e demais interessados.
Além da iniciativa privada, a prefeitura também terá suas estandes para mostrar as ações ambientais das secretarias afins (Sedema, Governo, Semae, Semob, Sema, Educação, Saúde, Semdec, Turismo, Semuttran, Ação Cultural, Ipplap, Semtre, Selam e Procuradoria – Procon), por meio de maquetes para facilitar a compreensão dos problemas ambientais de uma cidade como Piracicaba e as iniciativas em andamento ou em desenvolvimento para enfrentá-los. Mantenha-se atualizado sobre palestras e atividades paralelas no site: http://expoambientalpiracicaba.com.br/

CONFIRA A AGENDA DE PALESTRAS

07/11/2013 – 8h às 17h30
Palestrante : Profa. Dra.Adriana Maria Nolasco
“I Seminário sobre Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: os desafios para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos pelos municípios”.
8 horas – Recepção e inscrições
8h30 – Abertura
9 horas – Aspectos Técnicos e Legais para a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos –
Palestrante: Profa. Dra. Adriana Maria Nolasco, LCF/ESALQ/USP
10h15 – Coffee break
10h30 – Mesa redonda – Plano municipal de gestão de resíduos: as experiências, desafios e oportunidades para os pequenos municípios
12h às 13h30 – Almoço
13h30 – Mesa redonda – Plano municipal de gestão de resíduos: as experiências, desafios e oportunidades para os médios e grandes municípios (apresentação de planos já elaborados pelas prefeituras da região)
15h às 15h30 – Coffee break
15h30 – Mesa redonda – Logística reversa e gestão de resíduos sólidos urbanos: os desafios (representantes de vários segmentos: indústrias – Perfumaria, Higiene Pessoal, Cosméticos, Limpeza e afins e governo) – ABHIPEC, ABIPLA, PREFEITURA PIRACICABA, RECICLADOR SOLIDÁRIO.
17h30 – Encerramento.

08/11/2013
9h às 10 h – “Pesquisa com mamíferos da região de Piracicaba e Campinas”
Palestrante : Marcelo Magioli
Palestrante : Profa. Dra. Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz

10h30 às 11h30 – “Política Nacional do Meio Ambiente. Avaliação de impactos ambientais. Estudos e relatórios de Impactos Ambientais EIA-RIMA”
Palestrante : Cátia Maria Fiano Loureiro

13h30 às 14h30 – “Legislação florestal aplicada – O novo Código Florestal – Alterações criadas pela Lei nº 12.651”.
Palestrante : Eng. Denise Dedini

14h45 às 15h15 – “Rio Corumbataí – diagnóstico da qualidade das águas”.
Palestrante : Francisco Rogério Vidal e Silva

15h30 às 16h – “Tendência da qualidade das águas dos rios da bacia do Piracicaba nos últimos 35 anos”.
Palestrante : Pedro Antonio Zagatto

09/11/2013
9h às 10 h – “A sociedade e a proteção legal da vegetação nativa (Lei nº 12.651 /12)”.
Palestrante : Dr. Wlamir do Amaral

10h30 às 11h30 – “Inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa – Município de Piracicaba”.
Palestrante : Prof. Dr. Carlos Clemente Cerri

13h30 às 17h30 – “Ecologia e Reflorestamento”.
Palestrante : Dr. Sérgius Gandolfi

 

 

Deixe uma resposta