Feira de Food Trucks agita o mês de julho em Piracicaba

Cartaz MAFPUm verdadeiro parque de alimentação a céu aberto em um dos pontos histórico e cultural mais bonitos de Piracicaba é o cenário da primeira feira gastronômica Monte Alegre Food Park, que acontece nos dias 11 e 12 de julho, das 11h às 21h, no entorno da Capela Monte Alegre, no bairro Monte Alegre.

A jornalista e blogueira gastronômica Patrícia Guimarães Martins, que assina o Blog Senhora Mesa, se uniu à empresária Luciene Nascimento Guidotti e ao coordenador de Marketing Vinicius Pereira para criar uma Vila Gourmet no entorno da Capela onde serão recebidos Food Trucks de toda a região em uma grande praça de alimentação variada, gourmet e com preços acessíveis.

 O trio se prepara há meses para reunir no espaço histórico que possui mais de 85 anos de tradição na cidade, gastronomia, música e cultura. A Capela de Monte Alegre estará aberta durante as apresentações de músicos e o visitante poderá apreciar sua arquitetura idealizada pelo engenheiro italiano Antonio Ambrote (também mestre de obras do Teatro Municipal de São Paulo) e seu interior ornamentado com obras do pintor modernista Alfredo Volpi, que contou com a colaboração do pintor Mário Zanini e do preparador de tintas Aldorigo Marchetti para decorá-lo. Só os trabalhos de pintura duraram quase um ano e a capela foi inaugurada em dezembro de 1936 para o batizado de uma das netas de Pedro Morganti, proprietário na época da Usina Monte Alegre, ponto inicial do nascimento do bairro. “Esse não é um evento de Food Truck comum. Vamos unir diversas experiências em um só espaço”, diz a jornalista Patrícia Guimarães.

A capela nomeada em homenagem a São Pedro, primeiro Papa da Igreja Católica, recebeu a licença para a benção em janeiro de 1937 do Bispo de Campinas Dom Francisco de Campos Barreto. Em 1991 a propriedade foi tombada como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (CODEPAC) e, em 2003, o empresário piracicabano Wilson Guidotti Júnior, proprietário particular, a restaurou dentro de um grande projeto que pretende expandir para outras áreas do bairro. “Trabalhamos para dar vida a esse espaço cultural e histórico da cidade”, comenta a empresária Luciene Guidotti. A entrada no bairro já deixará o visitante com nostalgia ao percorrer a pé suas ruas de paralelepípedos, seu paisagismo grandes árvores e um lago com patos logo na entrada da Capela de Monte Alegre.

Mesas de pic nic com design idêntico das mesmas usadas em tradicionais parques americanos serão espalhadas pelo jardim projetado por Philippe Westin Cabral de Vasconcellos, também idealizador do paisagismo da Esalq, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo. Cada mesa possui dois metros de comprimento com a ideia de promover a integração entre os visitantes que poderão dividir o mesmo espaço. “Estamos trabalhando muito pra que o nosso visistante coloque esse evento em sua agenda anual”, conta Vinicius Pereira. Como o evento se estende durante a noite uma iluminação especial foi projetada para trazer conforto aos visitantes.

A organização se programa para receber em cada dia em torno de 5.000 pessoas com 15 Food Trucks que serão estacionados no entorno da Capela. A escolha se baseou em pratos variados como hambúrgueres, massas, risotos, lanches, salgados, comida japonesa, árabe, mexicana, pizza, portuguesa, cafés, capuccinos e muito mais. Food Bikes também farão parte do cenário com sobremesas que farão muita gente começar o tour gastronômico por lá. Um espaço especial está sendo montado para a participação de três micro-cervejarias artesanais, são elas a premiada Dama Bier e a Cevada Pura, ambas de Piracicaba e a Dortmund, com diversos rótulos do tipo Pilsen, Witbier e Stout, da cidade de Serra Negra.

Mais de 60 food trucks se mostraram interessados em participar do evento e uma curadoria está sendo feita para selecionar de acordo com a variedade de pratos.

Também será entregue um folheto aos convidados com as informações históricas da propriedade para que nenhum detalhe se perca de vista. O convite vai incentivar ainda a doação de 1 kg de alimento não perecível para doação a entidades assistenciais de Piracicaba.

 

Conheça os Food Trucks

–   Caipira Gastronomia de Rua, de Piracicaba, comandada pelo chef Rafael Costa. Ele participou em 2013 do reality show de culinária Cozinheiros em Ação, da GNT. Destaque para o Caipi-burger com queijo meia cura e cebola caramelizada e o aroz cateto com linguiça caipira.

–   Buenos Food Truck de Americana, especializado em pastéis gourmet e aposta em sua nova criação, o Cestel, um pastel em forma de cesta super recheado.

–   Aleatorium Food Truck, de São Paulo, com burgers de dar água na boca, hot dog francês, sanduíche de pernil e risotos.

–   Taikô Food Truck, de Rio Claro, traz o melhor da gastronomia japonesa para o evento com pratos como temakis, combinados, entre outros.

–   La Peruana – de São Paulo, esse Food Truck faz sucesso com pratos clássicos da cozinha peruana como ceviche e tiradito.

–   Truck da Roça – Original de Brotas, nasceu para promover o que a região tem de melhor, com pratos que valorizam ingredientes artesanais, espalhando a cultura do interior pelo país.

–   Rota 66 – de São Paulo, esse Truck faz Lanches artesanais e já levaram suas combinações gourmets para festivais como o LollaPalooza.

–   Na Tortilha – Apaixonados por sabores do México e pelos temperos do Brasil, apresentam uma comida Mexicana do nosso jeito, com o melhor em nachos, tacos e tortilhas.

–   55 Food Truck – de São Paulo, esse Food Truck oferece burgers e hot dogs gourmets ao melhor estilo americano com toque brasileiro, com ingredientes de qualidade a preços justos.

–   Calzoni Container – de São Paulo produz pizzas e calzones com uma receita de família do italiano Marcelo Celentano, que faz sucesso por onde passa. São mais de 15 sabores incluindo doces e salgados.

–   Cucina Food Truck – de São Paulo traz a verdadeira comida de rua italiana, e um de seus maiores sucessos é o arancini, tradicional bolinho de risoto com açafrão e parmesão.

–   Krepe Sobre Rodas – de Jundiaí, esse Food Truck abriga uma creperia artesanal itinerante, com sabores que fazem sucesso como o recheado com muita Nutella.

–   Takeo Food Truck – de São Paulo, vai estrear seu Food Truck com seus burgers caprichados no Monte Alegre Food Park em Piracicaba.

–   Pic Nic Food Truck – lanches e pratos especiais a intenção dessa turma é transforma refeições em momentos especiais.

–   Salga SP – especializado em receitas de Ceviches e Tacos, além de chás gelados produzidos artesanalmente.

–   Retalho Gordê – com sandubas artesanais e chips até de batata doces em receitas criativas e saborosas.

 

Sobremesa

–   Pasticcerie – com tortas de diversos sabores a loja da empresária carinhosamente chamada de Tutu Guasti faz sucesso com receitas guardadas a sete chaves.

–    Casa Nômade Food Bike – quase tudo feito com ingredientes integrais e orgânicos, o triciclo carrega bolos, pães, brigadeiros, risoto e sucos. Não deixe de experimentar o brigadeiro de gengibre com laranja e de cacau com erva-cidreira.

–   Food Bike Doce Magrela – a versão itinerante da confeitaria da chef Carolina Stenico de Valinhos com famosos brigadeiros servidos numa casquinha crocante em diversos sabores como pistache e chocolate 50% cacau.

–   Food Bike Dona Maricota – é a estreia dessa Food Bike com seus deliciosos cookies recheados como os de Nutella e Paçoca e bolos como o de massa folhada com morangos e chocolate branco.

 

Espaço da Cerveja Artesanal

–   Dortmund – Dortmund é uma micro-cervejaria artesanal de Serra Negra, no circuito das Águas Paulistas, oferecem chopp em três estilos, Pilsen, Witbier e Stout. Um de seus maiores sucessos é a Ratos de Porão Red Ale, criada em parceria com a Distribuidora Bushido Brazil, que é uma cerveja com estilo de origem irlandesa, leve e pouco amarga.

–   Dama Bier – fundada em janeiro de 2010 a cervejaria é uma empresa familiar e seus proprietários apaixonados por fazer cerveja. Focada na produção de cerveja com diferencial em qualidade e grande personalidade sensorial. Cda um dos estilos produzidos possui características particulares como cor, teor alcoólico, amargor, sabor e aroma. Coleciona diversas medalhas em campeonatos pelo mundo todo.

–   Cevada Pura – nasceu em 2001 e conta com uma produção mensal de 25 mil litros, sendo que o chope de trigo é um dos mais famosos do seu portfólio com seu aspecto turvo e sabor quase doce. Ainda há versões pilsen, trigo, india pale ale, red ale e stout.

Deixe um comentário