Festival de Música Erudita segue com concertos gratuitos em Piracicaba

Orquestra Sinfonica de Piracicaba abriu a programação com regência de Jamil Maluf - crédito Rodrigo Alves
Aberto no domingo, 20, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba sob regência do maestro Jamil Maluf, a quinta edição do Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba (Feimep) segue até sábado, 26, com concertos no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, e na Escola de Música Maestro Ernst Mahle (Empem). A programação é gratuita e os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes de cada apresentação.
 
Concebido para democratizar o acesso à música clássica, o Feimep conta com programação artística e pedagógica, que juntas proporcionam completa imersão ao público de Piracicaba e região por meio dos concertos, enquanto 234 instrumentistas de 19 estados brasileiros participam de masterclasses com professores de sete países em contrabaixo, violino, violoncelo, piano, viola, interpretação das obras de Bach para cordas e Método Dalcroze.
 
Às 18h desta segunda-feira, 21, na Empem, o maestro Ivan Bueno faz a regência da Orquestra de Câmara da Adec com os violonistas Alec Fukuda e Thiago Dias como solistas. No Teatro Erotídes de Campos, às 20h, acontece o Concerto de Jovens Talentos com Isaac Andrade, premiado em 2013 no Concurso Prelúdio da TV Cultura, Moisés Ferreira, recém-ingresso na Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, e Lucas Farias, da Orquestra Experimental de Repertório.
 
No concerto de terça-feira, 22, às 20h, o professor de alaúde no Instituto de Música Antiga, da Universidade de Indiana, Niguel North se apresenta ao alaúde, enquanto ao violoncelo barroco estará André Micheletti, diretor artístico e coordenador pedagógico do Feimep. No Teatro Erotídes de Campos eles programaram peças de Weiss, Bach, Vivaldi e Geminiani.
 
Na quarta-feira, 23, também às 20h no Teatro Erotídes de Campos, é a vez do Fukuda Cello Ensemble, grupo formado em 2006 pelo Instituto Fukuda, em São Paulo, e do Kyuryu Daiko, grupo de taikô piracicabano iniciado em 2009 com a missão de disseminar a cultura nipônica.
 
Os professores do Feimep também participam de dois concertos, marcados para os dias 24 e 25, às 20h, no Teatro Erotídes de Campos, e os alunos farão uma apresentação na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle, dia 25, às 17h30.
 
O encerramento do Feimep – às 20h de sábado, 26 – estará novamente sob a batuta do maestro Jamil Maluf. Durante a semana ele irá conduzir os ensaios com os alunos do festival. No roteiro estão obras de Vivaldi e Piazzolla com solos dos violinistas Vèronique Mathieu e Antal Zalai.
 
O Feimep é promovido pela Prefeitura do Município de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso e Associação Amigos Mahle, com apoio do Senac Piracicaba, Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle, Colégio Atlântico, Secretaria Municipal da Educação e Restaurante Natural da Terra.
 
SERVIÇO – 5º Feimep. Até 26 de julho. Entrada gratuita. Retirada de ingressos uma hora antes de cada apresentação. Endereços: Teatro Erotídes de Campos (av. Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central) e Escola de Música Maestro Ernst Mahle (rua Santa Cruz, 1.155, Centro). Mais informações: www.feimep.com.br e (19) 3413-8526.

Deixe um comentário