Fundecitrus oferece cursos gratuitos de cancro cítrico e inspeção de pragas

O Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus está com as inscrições abertas para dois cursos em setembro: controle estratégico de cancro cítrico, que ocorre no dia 17, e inspeção de pragas, que será ministrado nos dias 24 e 25. Ambos são gratuitos e realizados na sede da instituição em Araraquara (SP).

O curso de cancro cítrico é voltado para citricultores, gestores de fazendas e responsáveis pelo controle de cancro cítrico nas propriedades. A programação aborda aulas teóricas sobre a importância da doença, a situação atual no estado de São Paulo e no Brasil, a distribuição geográfica, o ciclo de contaminação, a influência do minador no citros na gravidade da infestação, a sintomatologia, diagnose, o controle em áreas endêmicas e sob erradicação. Haverá práticas de identificação de sintomas, testes do kit Elisa, além de estudos de caso.

A capacitação em inspeção de pragas é destinada a funcionários de fazendas e pomares de citros, responsáveis pela inspeção e identificação de pragas. O curso tem duração de dois dias (24 e 25 de setembro) com aulas teóricas e práticas de campo. O curso é dividido em nove módulos: introdução, ácaros, insetos vetores de doenças, cochonilhas, mosca negra e mosca branca, lagartas, bicho furão e mosca das frutas, brocas e besouros de raiz, e inimigos naturais. São estudados as características, o ciclo de vida, os danos, os sintomas, formas de amostragem no campo e o preenchimento das fichas de inspeção de cada praga.

As inscrições podem ser feitas no site do Fundecitrus (www.fundecitrus.com.br/cursos/inscricao) ou pelo telefone 0800 112155, ramal 2 (Comunicação). O Fundecitrus está localizado na Av. Dr. Adhemar de Barros, 201 – Vila Melhado, em Araraquara/SP.

Deixe uma resposta