Fundo Social realiza palestra alusiva ao Outubro Rosa

download (1)O Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) realiza neste domingo (25) uma palestra alusiva ao Outubro Rosa, ministrada pelo psicanalista Dr. Wilson Cerqueira, o evento tem como objetivo falar sobre as questões emocionais e psíquicas nos pacientes com câncer, mais específicamente no câncer de mama.

Com o tema “A redução das desarmonias psíquicas na cura do Câncer”, o encontro acontece no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, às 15 horas, no auditorio da Secretária de Educação, localizado na Rua Cristiano Cleopath, 1902 , bairro dos Alemães e será aberto ao público.

Para a presidente do Fussp, Selma Aguiar, este tipo de ação é de extrema importância tanto para quem está na luta contra o câncer quanto para os familiares. “A conscientização é fundamental e nosso objetivo é que ela seja feita de todas as formas possíveis. Falar sobre o assunto no aspecto emocional é mais uma maneira de ajudar os pacientes e dar ferramentas para que os familiares lidem com o momento junto a eles”, afirma Selma.

O movimento Outubro Rosa em Piracicaba tem como vertente o projeto Toque da Vida, que além de mutirões de mamografias, tem em sua programação palestras para todo o público feminino.

Selma relembra que apesar dos avanços tecnológicos e os investimentos da indústria farmacêutica, o índice de mortalidade ainda é grande. “Uma possibilidade para reverter o quadro é focar cada vez mais na conscientização sobre a importância da prevenção e do autoexame. Os familiares devem estar atentos e reforçar os cuidados para com as mulheres”, enfatiza.

OUTUBRO ROSA

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos EUA, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

TOQUE DA VIDA

O projeto nasceu em 2012, sob a coordenação do médico mastologista e oncologista ginecológico Sergio Bruno Barbosa, do IMP, como uma necessidade de transferir às pessoas acometidas pelo câncer a experiência acumulada durante 22 anos de atuação profissional na rede pública de saúde. O objetivo da iniciativa é trabalhar o diagnóstico precoce e estabelecer a humanização do tratamento oncológico.

O projeto tem parceria do Fussp, Gazeta de Piracicaba, Rádio Onda Livre AM/FM, Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), IMP, CCP/Universo Mulher, secretarias municipais de Saúde, Esportes, Lazer e Atividades Motoras e Desenvolvimento Social, Conselho da Mulher Empresária da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Conselho da Mulher Executiva do Simespi (sindicato patronal da indústria), Conselho da Mulher Advogada da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Piracicaba e Rede Drogal.

Os co-realizadores são a Associação Viva a Vida Mulheres Mastectomizadas, Fundação Jaime Pereira (Funjape) e Unidade de Apoio aos Portadores de Câncer (Uniap).

Deixe uma resposta