Governo Municipal entrega nova sede da Avistar neste sábado

AVISTAR1116JJ2O Governo Municipal entrega neste sábado, 10/12, às 9h, a nova sede da Avistar, ONG sem fins lucrativos que trabalha com pessoas com deficiência visual em Piracicaba desde 2005. O novo prédio, construído especialmente para abrigar a sede, fica na avenida Antonia Pazinato Sturion, no bairro Morumbi. O investimento foi de R$ 1.090.421,40.

De acordo com a presidente da ONG, Maria José Belloni Felipe, atualmente a entidade tem em seu quadro oito funcionários e dez voluntários ativos e atende 45 usuários de todas as idades, sem custo algum, em um imóvel alugado e adaptado na rua São José.

O novo edifício tem área total construída de 1.216,16 m². No pavimento inferior fica a garagem, com 120,70 m2. O pavimento térreo concentra a maioria das salas de atendimento. São elas: sala braile adulto, sala de psicologia 1, recepção, sala assistência social, sala de administração, sala de psicologia 2, biblioteca/reunião, sala de informática, área de impressora em braile, sala de espera, sala de psicologia braile infantil, copa, área de serviço, copa/refeitório, sala de artesanato, sala de atividades, sala de terapia ocupacional, sanitários e vestiários masculinos e femininos, além de áreas de circulação/elevador/escada.

O pavimento superior abriga sala de reuniões com 280,23 m2, cozinha, sala de intervenção precoce, sala de musculação/orientação/mobilidade, sanitários masculinos e femininos, além de áreas de circulação/elevador/escada.

De acordo com o prefeito Gabriel Ferrato, a nova sede é uma maneira de agradecer à ONG pelos serviços prestados nestes anos. “A Avistar realiza um trabalho fundamental para a inclusão de pessoas com deficiência visual no município e precisava de um prédio adequado para isso”, disse Ferrato.De acordo com Maria José, com o aumento do número de usuários – e também da quantidade de atendimentos -, a instituição precisava de um espaço maior, livre de barreiras arquitetônicas e adaptado a qualquer pessoa, com ou sem deficiência. Com a doação do terreno na avenida Antonia Pazinato Sturion, 830, pela Prefeitura, o sonho começou a se desenhar. Após a elaboração do projeto por voluntários e a ajuda do Governo Municipal, ela comemora a construção da nova sede. “Acreditamos que com o novo espaço os atendimentos passarão a acontecer de uma forma mais adequada, num local adaptado, o que acarretará, consequentemente, na ampliação das formas e quantidade de atendimentos. A Avistar preza pela excelência dos seus atendimentos à pessoa com deficiência visual e acredita no potencial de todas elas. Com funcionários capacitados e especialistas no atendimento de pessoas com deficiência visual, a Avistar tem condições de crescer cada vez mais”, afirma Maria.

 

HISTÓRICO – A Avistar foi fundada no dia 5 de julho de 2005, por um grupo de pessoas que se uniram para desenvolver um trabalho em prol das pessoas com deficiência visual de Piracicaba, que não tinham um local onde pudessem ser habilitadas ou reabilitadas. Dentre as atividades realizadas estão a intervenção precoce, atendimento pedagógico e psicológico, aulas de orientação e mobilidade, aulas de informática, atividade física e artesanato

Seu primeiro presidente foi o oftalmologista Fernando Trench de Oliveira Komatsu, que dicou à frente da ONG por quatro anos. Após seu mandato, Francisco Reinaldo Cancelliero assumiu a presidência da entidade por mais quatro anos. Maria José está em seu segundo mandato, que se estende até abril de 2017. As eleições na Avistar ocorrem a cada dois anos.

Deixe uma resposta