Hospital Unimed Piracicaba recebe Unidade Móvel Educacional Covidien

O corpo clínico do Hospital Unimed Piracicaba se prepara para receber terça-feira (14) a Unidade Móvel Educacional Covidien (UMEC), que disponibilizará durante três dias treinamentos gratuitos voltados à técnicas de cirurgia minimamente invasiva. Instalado no pátio interno do complexo hospitalar, o Caminhão da Saúde conta com simuladores cirúrgicos, além de produtos de alta tecnologia e auditório para formação educacional de profissionais. Entre os temas discutidos nesta temporada estão princípios da ventilação mecânica e introdução ao processo de traqueostomia.

Para Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba, a notícia de que a unidade havia sido selecionada para receber a UMEC foi motivo de muita satisfação. Ele ressalta ainda que “a participação em treinamentos como esse prepara cada vez mais os profissionais da área para prestar os cuidados adequados, além de seguir as melhores práticas com elevado grau de segurança, eficácia e qualidade”.

A iniciativa, que faz parte do programa de relacionamento da empresa Medtronic – líder mundial em tecnologia médica e terapias – contempla profissionais da saúde, agências do governo e organizações não governamentais para ajudar a promover a adoção de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, como a videolaparoscopia.

“Procedimentos cirúrgicos, quando realizados com equipamento laparoscópico, são significantemente menos agressivos para o paciente, reduzem o tempo de recuperação, as chances de complicação e os custos agregados”, disse Ângela Freitas, diretora do departamento de Educação Clínica da Medtronic.

Desde o lançamento em maio de 2013, a carreta já viajou mais de 24 mil quilômetros e treinou cerca de 27 mil profissionais da área da saúde em 1200 aulas em todo o país. Depois de Piracicaba, a UMEC segue o caminho de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais.

Deixe uma resposta