ICV-P fecha em alta, apesar da inflação
O ICV-P (Índice de Confiança no Varejo de Piracicaba), calculado pela Ejea (Esalq Jr. Economia e Administração) em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), registrou 71,06 pontos no trimestre fechado em janeiro, apresentando alta de 3,2% no trimestre que compreende aos meses de novembro, dezembro e janeiro em relação aos meses de outubro, novembro e dezembro.
Apesar do acréscimo, o indicador também reflete a desconfiança do empresário piracicabano frente ao cenário econômico do país, ainda em clima de incertas. O ICF (Índice de Confiança Futura) demonstrou recuo de 3,22%, devido principalmente, ao sub-índice Mercado Futuro, cuja redução foi de 11,58%.
Para o presidente da Acipi, Angelo Frias Neto, mesmo fechando o trimestre no positivo, a queda nos sub-índices que avaliam as perspectivas dos varejistas para o futuro demonstram uma retração do consumo, condicionado à diminuição do poder de compra do piracicabano.
“O ‘pacote de tributos’ e, mais recentemente, o anúncio da alta da inflação, impactam diretamente no preço dos produtos. Além disso, o custo da energia, que passou a operar em regime de bandeiras tarifárias, também passou a ‘pesar’ mais no orçamento das famílias, além dos combustíveis. Isso tudo colabora para a preocupação dos consumidores na redução dos gastos e não contração de dívidas”, explica Frias Neto.
BRASIL
Ao contrário do indicador local, o INC (Índice Nacional de Confiança), divulgado pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), despencou em 11 pontos. Em janeiro, o indicador marcou 137 pontos; em dezembro, eram 148 pontos. Segundo a entidade, o aumento de preços dos alimentos em razão da seca e a elevação de tarifas – como de energia elétrica – também podem ter levado à forte queda na confiança.
“Foi uma queda generalizada nas regiões e classes sociais e pioraram, também, os indicadores que medem a percepção do consumidor em relação à sua situação financeira, ao seu emprego e ao seu consumo”, avalia Rogério Amato, que preside a ACSP e a Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).
ICV-P
O indicador tem o objetivo de divulgar aos empresários, setor público e sociedade as expectativas dos lojistas em relação à economia regional, ao segmento em que atuam e às suas próprias empresas.