Ipasp apresenta novidade entre os atendimentos médicos

O mês de junho começa com novidade nos atendimentos médicos oferecidos pelo Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba) em parceria com a Prefeitura de Piracicaba. No próximo dia 8, terão início as consultas clínico-geriátricas. 

De acordo com o presidente do Instituto, Pedro Celso Rizzo, a inclusão de um clínico-geriatra no corpo clínico – formado por cardiologista, clínico-geral, ginecologista, ortopedista, pediatra e psiquiatra – é solicitada pelos servidores há bastante tempo. “Tão requisitada que apresentei como compromisso de campanha e já está sendo colocada em prática neste meu primeiro semestre de gestão. Sem contar que, para o mês de junho, a agenda da clínica-geriatra já está preenchida. Existem muitas pessoas com mais de 60 anos entre os beneficiários da nossa parceria com a Prefeitura. Então, é de suma importância a inserção desse atendimento”.

Segundo a médica Maria Helena Scaringi, responsável pelas consultas clínico-geriátricas no Ipasp, serão atendidos pacientes a partir dos 60 anos com indicação para a especialidade. “A geriatria clínica é uma especialidade que atende as doenças próprias do envelhecimento, como hipertensão arterial, diabetes, dentre outras, assim como doenças específicas, como problemas de memória, depressão, ansiedade, insônia, problemas de nutrição, osteoporose. O clínico-geriatra também pode ser requisitado por aquele paciente que não tem problema algum, mas que quer uma avaliação para envelhecer bem, com saúde”, conta a profissional, formada pela Santa Casa de São Paulo. 

Outra situação muito comum e que deve ter o auxílio do clínico-geriatra é a polifarmácia. “É quando um idoso passa por consulta com diferentes especialistas e cada um prescreve uma medicação. Com isso, o paciente faz uso de medicamentos que podem interagir entre eles, causando algum problema pior do que o que ele apresentava. Então, é feita a avaliação geriátrica global, quando se tem uma história bem detalhada de todos os problemas de saúde daquela pessoa, os medicamentos em uso, os hábitos como atividade física, exposição ao sol, hidratação, nutrição, sono. A partir disso, detecta-se todos os problemas de saúde e é traçado um plano terapêutico específico”, explica a médica. 

“Assim, o clínico-geriatra tem a visão global do paciente e gerencia as outras especialidades por quem ele é consultado, sempre visando o menor efeito colateral causado pelas medicações em uso, substituindo e excluindo o que não for necessário”, acrescenta. “O clínico-geriatra é, também, um especialista que trabalha em conjunto com outros profissionais como o fisioterapeuta, o educador físico, o psicólogo, a nutricionista, a fonoaudióloga dentre outros, de uma forma interdisciplinar”, completa Maria Helena.

Em junho, as consultas clínico-geriátricas ocorrerão todas as quintas-feiras, sempre das 13 às 15 horas, porém as vagas já estão preenchidas. A partir de julho, serão às terças-feiras, das 13h30 às 16h30, e às quintas-feiras, das 13h às 16h. Os agendamentos são feitos pelo telefone (19) 3422-0510.

Saiba mais – Por meio de parceria com a Prefeitura de Piracicaba, que, por sua vez, mantém contrato licitatório com a empresa Perinatal Serviços Médicos, o Ipasp cede suas instalações para atendimentos com médicos especialistas em Cardiologia, Clínica geral, Geriatria clínica, Ginecologia, Ortopedia, Pediatria e Psiquiatria. Todos os servidores municipais, incluindo os aposentados e os pensionistas, e seus dependentes legais não pagam pela utilização destes serviços. Os agendamentos de consulta devem ser feitos pelo telefone (19) 3422-0510. 

Serviço:

Consultas clínico-geriátricas – Convênio Ipasp e Prefeitura de Piracicaba

A partir do dia 8/06, todas as quintas-feiras, das 13h às 15h (vagas preenchidas)

A partir de julho, às terças-feiras, das 13h30 às 16h30, e às quintas-feiras, das 13h às 16h

Ipasp (Av. Doutor Paulo de Moraes, 266 – Castelinho)

Informações e agendamento de consultas: (19) 3422-0510

Deixe uma resposta