Lançada oficialmente a Campanha “Sinal Aberto Pra Vida”

A Prefeitura de Piracicaba lançou na noite de quarta-feira (18) a campanha de conscientização no trânsito, durante encontro realizado no Anfiteatro do Centro Cívico. Participaram além do prefeito Gabriel Ferrato, secretários municipais, vereadores, empresários, educadores e diversos representantes da sociedade.

Denominada “Sinal Aberto Pra Vida”, a iniciativa será contínua e visa conscientizar a população sobre a necessidade de cuidado, segurança e de uma convivência harmoniosa entre pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas nas ruas da cidade. Com quatro fases e temas durante um ano, a campanha chamará a atenção de públicos distintos (transeuntes e condutores) através de uma abordagem positiva, sem investir no medo como argumento de convencimento.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jenival Dias Sampaio, destaca que a campanha também procurará criar consciência e percepção de segurança entre a população, apelando para as possibilidades que a vida oferece se forem tomadas atitudes seguras no trânsito. “A intenção é criar uma parceria entre condutores e pedestres, para que entendam a importância da corresponsabilidade na preservação da vida e da saúde de todos”, comentou.

Segundo Jorge Akira esta campanha será intensificada durante o mandato do prefeito Ferrato e a cada 3 meses com um motivo diferente para conscientizar melhor a população. “Apesar de todo trabalho para a melhoria do sistema viário na administração anterior e agora na atual, como a construção de viadutos, pontes, rotatórias e faixas horizontais e verticais, ainda é grande o número de atropelamentos no trânsito, muitas vezes causada por imprudência. No ano de 2012 ocorreram 173. É preciso que toda sociedade se envolva para tornar o trânsito mais seguro”.

Akira argumenta que outro motivo que tornar esta campanha necessária é o aumento da frota na cidade nos últimos 10 anos, com predominância de automóveis, saltando de 100.363, em 2003, para 160.873, em 2013. Também ganham destaque o aumento da frota de motocicletas, de 26.717 para 56.589.

O prefeito diz que a campanha procurará conscientizar não só os motoristas, mas também os pedestres, para que respeitem as normas de trânsito para evitar acidentes. “Esta campanha é um investimento na vida humana”.

Ferrato observa que por mais que a Prefeitura tenha investido infraestrutura viária nos últimos 8 anos, os problemas aparecem, pois o volume de veículos cresce a cada ano. “A educação é essencial para que tenhamos um trânsito mais harmonioso e seguro”.

Públicos alvos- O publicitário da Ozônio, Osvaldo Batista, explica que as escolas, do nível infantil ao médio, receberão material, para ampliar a divulgação através das crianças, que têm muito entusiasmo para disseminar mensagens educativas para as suas famílias. A coordenação da campanha buscará também o apoio das concessionárias de veículos para disponibilizar as peças de comunicação para os públicos de interesse.

Nesta primeira fase, prossegue Batista, que começa no final deste mês de setembro e pode ir até fim de novembro, os pedestres serão o alvo da mensagem. O tema “Pare, Pense, Viva” com o texto complementar “No trânsito, o caminho pra sua vida seguir em frente começa na faixa”, estará ligado ao conceito visual cuja metáfora associa a faixa de pedestres à linha da vida.

A divulgação da campanha será dará além de cartazes, faixas, folhetos, anúncios de jornal, rádio e banner para internet e páginas no Twiter e Facebook. Uma Kombi itinerante personalizada, com som e microfone, promete chamar bastante a atenção nos pontos críticos da cidade. Ação que será combinada nas travessias de pedestres com a placas pare-siga, mostradas pelos agentes comunicadores com as mensagens “Pare, Pense” e Viva”.

Deixe uma resposta