Mercado de trabalho em hotelaria cresce em Piracicaba

Piracicaba tem, atualmente, 20 meios de hospedagem, incluindo hotéis, hostels e flats, com 1.171 apartamentos e 2.799 leitos. O crescimento da cidade e do mercado de turismo pede a expansão da rede hoteleira e com isso aumenta a necessidade de mão de obra especializada.

Segundo Rose Massarutto, secretária de Turismo de Piracicaba, as taxas de ocupações variam de 80% a 100% quando há eventos na cidade e de 40% a 60% em outras semanas. “Em Piracicaba, a maior demanda é para o turismo de negócios. Em época de grandes eventos, detectamos falta de vagas na rede hoteleira.”

Para participar da formação desses profissionais, o Senac Piracicaba oferecerá o curso Técnico em Hotelaria, com início em 1º de abril. Esse título é resultado de mais de 50 anos de tradição e reconhecimento da instituição na formação de profissionais da área. A estrutura do curso, com ampla formação, permite ao aluno exercer, ao final do programa, funções nas áreas de hospedagem, alimentos, bebidas e eventos. “O programa oferece visitas técnicas a diferentes meios de hospedagem, permitindo ao aluno ter uma visão abrangente sobre as várias áreas de atuação profissional, além do contato com profissionais que poderão responder a dúvidas e expor situações vivenciadas na prática”, afirma João Carlos Goia, gerente da unidade.

O curso conta com laboratório de informática atualizado em softwares de meios de hospedagem e parcerias com as redes hoteleiras locais, incentivando os alunos para o estágio.

Rose explica que há uma grande procura por profissionais capacitados no mercado de hotelaria da cidade. “Com a entrada de hotéis de redes internacionais e nacionais, que possuem padrões de serviços específicos, quem passa por um curso técnico na área apresenta um grande diferencial na hora de ser contratado.”

A rede hoteleira da cidade também está em crescimento. Um hotel com 114 suítes está sendo construído na área central, por meio do financiamento do governo do Estado de São Paulo para projetos relacionados à Copa de 2014.

Segundo a secretária, é bom lembrar que o emprego em hotel é somente uma das inúmeras opções que o técnico em hotelaria tem. “A área de alimentação é uma das que mais crescem na cidade e também necessita muito de mão de obra capacitada. A hospitalidade e o bem receber são competências importantes para o profissional que trabalha diretamente com o público final”, completa Rose.

Técnico em Hotelaria

Data: de 1º de abril de 2013 a 16 de março de 2015

Horário: às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19 horas às 22h30

Local: Senac Piracicaba

Endereço: Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, nº 900, Centro

Telefone: (19) 2105-0199

Inscrições e mais informações: www.sp.senac.br/piracicaba

Deixe um comentário