Ministério da Saúde prorroga vacinação contra a polio e sarampo

campanha-de-vacinacaoDevido ao não atingimento da meta de cobertura vacinal em todo o país, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar novamente a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Em Piracicaba, as vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde até o dia 30 de dezembro, último dia útil de 2014.

Em todo o Brasil, a vacinação chegou a uma cobertura de 88,04% (poliomielite) e 82,9% (sarampo). A meta é imunizar 95% do público-alvo, composto por crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos. Em Piracicaba foram aplicadas 17.866 doses da vacina contra a polio (85,03% de cobertura vacinal) e 15.503 doses contra o sarampo (83,99%).

“A estratégia deste ano contou com dois dias D, além da vacinação na Zona Rural, e mesmo assim a população não entendeu a importância da imunização contra a polio e o sarampo. Todas as crianças na faixa etária recomendada devem tomar a vacina”, alerta a enfermeira Fernanda Lopes Menini, diretora da Vigilância Epidemiológica do município.

As doses das vacinas continuam disponíveis em toda as unidades da Atenção Básica – PSFs (Programas Saúde da Família), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e CRABs (Centros de Referência em Atenção Básica).

Devem tomar a vacina contra a poliomielite as crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos. O objetivo é manter a erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos de poliomielite desde 1990.

Já a vacinação contra o sarampo será feita em crianças entre um e cinco anos de idade incompletos. Os pais ou responsáveis pelas crianças devem lembrar de levar a carteirinha de vacinação.

Deixe um comentário