Obras do Prêmio Aquisição serão expostas na Câmara

Obra: Fazenda Baguaçu I – Araraquara. Autor: Luiz Antonio Lucas. LI (51) Salão de Belas Artes. Ano: 2003. Foto: Davi Negri

Será aberta neste sábado (11/08), às 19h30, no Hall do prédio anexo da Câmara de Vereadores, exposição com Acervo Prêmio Aquisição do Salão de Belas Artes.

O Acervo da Câmara que é composto por 31 obras (sendo 30 quadros e 1 escultura), começou a ser formado com a criação do Prêmio Aquisição Câmara em 1976. A primeira obra adquirida pela Câmara foi “Engenho Central” de Olavo Ferreira da Silva, que participou do XXIV (34) Salão de Belas Artes de Piracicaba, em 1986.

A Mostra Paralela com o Acervo Câmara é comemorativa aos 60 anos do Salão de Belas Artes, e está sendo organizada pelo historiador Fábio Bragança, responsável pelo acervo histórico da Câmara de Vereadores. “A mostra com o acervo câmara faz jus ao marco inicial de criação do Salão de Belas Artes, que em 1953, teve sua primeira exposição realizada nas dependências da Câmara de Vereadores”, comentou Bragança.

Na abertura da exposição será lançado o Catálogo com todas as obras que compõem o acervo, alguns documentos e fotos que ajudam a contar um pouco a história do Salão de Belas Artes.

Obra: Ainda Há Esperança. Autor: Eduardo Borges de Araújo. LII (52) Salão de Belas de Artes. Ano: 2004. Foto: Davi Negri

O Salão de Belas Artes de Piracicaba chega a sua sexagésima edição ininterrupta. Em 1953, foram inscritos 106 trabalhos, sendo 58 selecionados para compor a primeira mostra oficial de arte da cidade. Em 2012, foram 680 trabalhos inscritos, sendo 96 selecionados, com a participação de artistas piracicabanos e de diversas cidades do país.

O tema mais recorrente nas obras do Acervo Câmara é a cidade de Piracicaba e suas belezas naturais, rio e paisagens, seguidos dos temas relacionados à cultura caipira e paisagens rurais, do interior do Estado de São Paulo.

As obras ficarão expostas até o final do mês de agosto no Hall do prédio anexo da Câmara de  Vereadores, localizado na rua do Rosário, 833.

Deixe uma resposta