Multinacional irá doar kits educativos sobre o Aedes para escolas

foto 2Durante coletiva realizada na quinta-feira (3),  a multinacional Mérieux NutriSciences anunciou que desenvolveu e irá doar 350 kits educativos “Todos Contra o Aedes” para todas as escolas municipais e estaduais de Piracicaba, interior paulista, atingindo mais de 66 mil alunos. A ação foi uma união de esforços entre a empresa, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Zoonoses de Piracicaba (CCZ) e a Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) – Campus de Rio Claro.

O kit educativo “Todos Contra o Aedes” mostra todas as fases de vida do mosquito para que seja utilizado em sala de aula com os alunos, juntamente a um guia de orientação desenvolvido pela coordenadora do Laboratório de Vetores e Pragas da Mérieux NutriSciences, Dra. Cristiane Matavelli, em parceria com a Zoonoses de Piracicaba, que explica passo a passo a origem do mosquito, como ele se reproduz, como é possível combatê-lo, qual é a função do mosquito na transmissão de doenças e o que é verdade e o que é mito sobre o Aedes aegypti, assim como sobre os vírus da Dengue, Zika e Chikungunya.

“Fazer com que um adulto altere sua rotina, requer tempo, paciência e dedicação. Ao contrário das crianças, que assimilam as informações de forma mais rápida e alteram o modo de realizar suas tarefas sem grandes conflitos. Portanto, envolver a escola neste processo é fundamental, uma vez que nela estão os profissionais capacitados para executar este trabalho da melhor forma pedagógica possível. Um trabalho bem feito com essas crianças não só reflete de imediato nos hábitos de suas famílias, como faz com que tenhamos adultos mais comprometidos no futuro”, comenta a coordenadora.

Para compor o kit, a Unesp de Rio Claro doou o líquido de conservação utilizado em cada fase do Aedes aegypti. “A iniciativa de montar esses kits é muito importante, ainda mais no presente momento. O principal papel da universidade no combate ao Aedes aegypti está relacionado ao desenvolvimento de pesquisas que permitam um controle mais eficiente do mosquito e o desenvolvimento de repelentes. Mas, sem dúvida, os métodos de combate mais eficazes ainda estão relacionados com a eliminação das formas imaturas do mosquito. O desleixo de um único cidadão pode comprometer o controle dessas doenças em uma cidade inteira. O cidadão brasileiro precisa estar mais consciente em relação às suas responsabilidades e deveres”, destaca o diretor do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro, professor Dr. Claudio José Von Zuben.

Assim, eliminar os criadouros é tão importante quanto desmistificar o mosquito e levar informações reais e comprovadas sobre o Aedes e as doenças que ele pode transmitir. Por isso, Cristiane explica que existem várias doenças que são transmitidas por este mosquito, estando em destaque atualmente a Dengue, a Chikungunya e a Zika.

Ela explica que todas elas são arbovírus, ou seja, vírus que se utilizam de artrópodes para chegarem até o homem. Nestes casos, são transmitidos pelo mesmo vetor Aedes aegypti. A Dengue, que apresenta quatro sorotipos diferentes do vírus, é caracterizada principalmente por febre repentina, dores musculares e manchas vermelhas pela pele. A versão mais grave da doença é a “dengue hemorrágica”, a qual pode levar a morte. A Chikungunya caracteriza-se por dores intensas nas articulações, as quais podem permanecer no paciente por meses ou até anos, no entanto, complicações mais sérias ou morte são raras. Já a Zika tem como característica um quadro alérgico, que provoca manchas vermelhas na pele e coceira, sendo comuns também diarreias e conjuntivite. “Um ponto importante é quanto aos cuidados, aconselha-se a eliminação de possíveis criadouros, o uso de telas nas residências e de roupas leves e que cubram a maior região do corpo possível, bem como a utilização de repelentes humanos registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, orienta Matavelli.

Ou seja, a melhor maneira de combater os vírus transmitidos pelo mosquito Aedes ainda é a prevenção e, claro, a eliminação dos criadouros. “Sempre nos preocupamos com a questão da Dengue e de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e desde o início de nosso mandato intensificamos e ampliamos o combate ao mosquito. Apesar disso, sempre buscamos novas alternativas para o combate e a prevenção ao vetor, como, por exemplo, a experiência com o Aedes do Bem e o monitoramento em tempo real do mosquito. A doação da Mérieux NutriSciences tem importância no sentido de que a educação e a conscientização de todos, principalmente de nossas crianças, são os pilares da prevenção, que deve ter como foco a eliminação de qualquer coisa que possa acumular água e se tornar um criadouro do Aedes aegypti“, conclui o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato.

Parte do Instituto Mérieux, a Mérieux NutriSciences dedica-se a proteger a saúde dos consumidores em todo o mundo, oferecendo uma ampla gama de testes e serviços analíticos em alimentos, meio ambiente, agroquímicos, bens de consumo e fármacos. A Mérieux NutriSciences é um dos maiores grupos de laboratórios analíticos do mundo, presente em 21 países, com mais de 80 unidades e 6.000 empregados. Na América do Sul, a empresa conta com 19 unidades distribuídas no Brasil e Chile e cerca de 1.200 colaboradores. 

Deixe uma resposta