Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes passa por manutenção

Museu Prudente ALTAO Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, órgão mantido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), foi fechado ontem, 04/08, e passará por manutenção. Datada de 1870, a construção na rua Santo Antonio, 641, no coração de Piracicaba, serviu de casa para o primeiro presidente civil e também como colégio, antes de virar museu. O investimento da Prefeitura de Piracicaba nas melhorias é de R$ 66.489.

Entre as principais intervenções estão a pintura do forro para atender especificações exigidas pelo Corpo de Bombeiros e pintura interna e externa do edifício principal, auditório e Administração, além da manutenção de portas e janelas, que receberão uma cera especial para proteção da madeira. Na parte elétrica será feita a adaptação da iluminação interna do edifício principal.

“Toda a obra atenderá orientações do trabalho de prospecção realizado pela Corsi Arquitetura, em 2009, e tem a aprovação nos órgãos IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba)”, informa a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

Segundo a diretora do espaço, a historiadora Renata Gava, a equipe do museu continuará atendendo a população para o agendamento de visitas para depois da intervenção, prevista para durar 70 dias. “As pessoas podem ligar no número 3422-3069 e fazer o agendamento”, disse.

 

HISTÓRICO – Inaugurado em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está instalado na casa do advogado ituano e primeiro presidente civil do Brasil, Prudente José de Moraes Barros. Um dos mais antigos do gênero histórico e pedagógico do Estado de São Paulo, o Museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010.

Dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente como poucos existentes no interior, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba.

Seu acervo é eclético, reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas, como o próprio Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

 

SERVIÇO – No Museu Prudente de Moraes, rua Santo Antonio, 641, Centro, Piracicaba. Informações: (19) 3422-3069. Email:[email protected] Site: www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br.

Deixe um comentário