Natal: 59,3% dos consumidores devem presentear
Pesquisa encomendada pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) aponta que 59,3% dos piracicabanos devem comprar presentes neste Natal. Com margem de erro de 4,8% e nível de confiança de 95%, o levantamento foi realizado pela CW7 Pesquisas, entre os dias 24 e 30 de novembro, com 400 moradores de Piracicaba.
“Não vemos um resultado tão promissor quanto em anos anteriores, mas, ainda assim, podemos ficar otimistas, tendo em vista que, ao avançarmos em nossas tradicionais pesquisas, a maioria dos respondentes continua afirmando que pretende comprar a cada data comemorativa, e o Natal não ficou de fora dessas progressões”, analisa Paulo Roberto Checoli, presidente da Acipi.
Apesar de menor que o verificado no ano passado – quando as afirmativas alcançaram 62,8% –, a intenção de compras para o Natal encontrou um equilíbrio na comparação com a última data comercial – que chegou aos 59,8% no Dia das Crianças deste ano. O percurso dos resultados das pesquisas realizadas no ano, no entanto, encontrou uma progressão, já que os índices apurados no Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças deste ano sinalizaram consequentemente: 52%, 54%, 55% e 59,8%.
As variáveis refletiram na opinião dos respondentes quando perguntados sobre os valores que pretendem despender. Somadas as três melhores respostas correspondem a 47,3% no universo das opiniões: 14,3% afirmou gastará até R$ 50,00, 19,5% disse que desembolsará de R$ 51,00 a R$ 100,00 e 13,5% respondeu que deve pagar entre R$ 101 e R$ 200 pelos presentes. O resultado supera os 40,8% dos entrevistados que afirmaram que não presentearão na data.
“Acredito que também podemos encarar essa questão como positiva. A fluidez nas respostas pode demonstrar que as escolhas dos consumidores não devam ficar apenas nas lembrancinhas, já que as porcentagens das alternativas com valores superiores aos R$ 50,00, também, ganharam mais corpo entre as respostas dos entrevistados, nesta nossa última pesquisa”, argumenta Checoli.
A forma de pagamento que prevaleceu nas respostas foi à vista: 75,7%. Com relação ao local escolhido para as compras, Piracicaba dominou maciçamente a porcentagem das respostas: 94,1%.
CAMPANHA – Para incrementar as vendas para o período, o Departamento de Promoções da Acipi desenvolveu a promoção: “Natal Fantástico”. Com validade até 31 de dezembro, a ação irá sortear: um carro Fiat Mobi Easy 1.0 zero-quilômetro, uma moto Honda GC Start zero-quilômetro, 35 vales-compra, de R$ 350 cada, nove vales-compra, de R$ 1 mil cada, e cinco TVs de 32”. A promoção é autorizada pela Caixa Econômica Federal, com certificado nº. 6-2714/2016.
Diocese de Piracicaba terá Tribunal EclesiásticoPrefeitura abre concurso para auxiliar de ação educativa