No domingo de Ramos a Igreja inicia a celebração da Semana Santa

Dom Fernando faz a benção dos Ramos de fiéis  na Capela São Benedito em 2016 - foto Rosiley LourençoCom a celebração da missa do Domingo de Ramos, no dia 9 de abril, os católicos iniciam a Semana Santa, momento litúrgico mais importante para Igreja. Em nossa diocese milhares de fiéis em todas as 69 paróquias, dezenas de capelas e em pequenas comunidades, dos 15 municípios, participarão intensamente das celebrações deste período litúrgico, também conhecido como Semana Maior.

No domingo de Ramos, a Igreja recorda a entrada triunfal de Jesus à cidade de Jerusalém, montado em um jumentinho, e nos fez refletir sobre a humildade do Senhor, que consciente do caminho que ia percorrer não hesitou e seguiu até a morte na Cruz. Este momento litúrgico será celebrado em todas as paróquias, que realizarão procissões nas ruas próximas às igrejas paroquiais.

É na Semana Santa que a Igreja celebra um dos momentos mais significativos de sua liturgia: a Missa dos Santos Óleos. A celebração acontecerá na quarta-feira (12), às 20h, na Sé Catedral Santo Antônio, e será presidida pelo bispo diocesano, Dom Fernando Mason e concelebrada por padres, religiosos, além dos diáconos permanentes e o povo de Deus.

Durante a missa haverá a benção dos óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e a confecção  e consagração do óleo do santo Crisma. Considerada a celebração que une toda Igreja Particular de Piracicaba em torno do seu pastor, a celebração dos Santos Óleos deverá lotar a Sé Catedral que irá contar com a presença de representantes de todas as 69 paróquias dos 15 municípios que compõem a diocese, responsáveis por conduzir os óleos sagrados até suas comunidades. “São os óleos que serão usados nas paróquias no decorrer do ano nas diversas celebrações litúrgicas, como batismos, crismas e unção dos doentes e outros celebrações exequiais”, explica o coordenador de Pastoral, padre Kleber Fernandes Danelon.

Também é durante esta celebração que todos os padres renovaram os compromissos sacerdotais com a Igreja de Cristo e de obediência ao bispo diocesano.

O ápice da Semana Santa começará no período vespertino da Quinta-Feira (13), como o início do Tríduo Pascal. Na quinta-feira celebrou-se a instituição da eucaristia, do sacerdócio e o momento em que o Mestre lava os pés dos apóstolos, assim nos chama a sermos servidores. Já na Sexta-feira Santa se recorda que sem resistência, Jesus se deixa pregar na cruz do Calvário para nossa Salvação. Este é o único dia que a Igreja venera a Cruz, sinal de salvação e esperança, lucrando as indulgências concedidas pela Igreja ocorrerá a coleta em favor da Terra santa. Já sábado  Igreja permanece em silêncio e em oração junto à sepultura do Senhor na expectativa  da Vigília Pascal da ressurreição de Jesus Cristo.

São três dias, em que os cristãos recordaram a entrega total de Nosso Senhor Jesus à humanidade e sua ressurreição dos mortos. “Por que procuram entre os mortos aquele que está vivo?” (Lc 24,5)

 

Além da Missa dos Santos Óleos, Dom Fernando presidirá as seguintes celebrações na Semana Santa, na Sé Catedral Santo Antônio:

 

09/04 – 9h (Domingo de Ramos) – Missa e Procissão com início da Capela São Benedito na rua do Rosário s/n até a Sé Catedral Santo Antônio

13/04 – 20h (Quinta-feira Santa) – Missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia

14/04 – 15h (Sexta-Feira Santa) – Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Jesus

15/04 –  20h (Sábado de Aleluia) – Solene Ação Litúrgica da Vigília Pascal

16/04 – 10h30 (Domingo de Páscoa) – Dom Fernando celebrará missa na “Cordeio Imolado” – Comunidade Aliança de Misericórdia.

 

 

Deixe uma resposta