Novos contadores regressivos de tempo já foram instalados em 15 cruzamentos de Piracicaba

SEMÁFOROS COM TEMPORIZADOR 0117JJ2Medida evita que o motorista seja autuado por avançar ou parar sobre a faixa de pedestres no sinal vermelho

Trânsito mais seguro e menos complicado. É essa a meta da Prefeitura com a instalação de mais 50 contadores regressivos de tempo, equipamentos que controlam o tempo verde, nos semáforos de ruas e avenidas mais movimentadas da cidade. Com a autorização do prefeito Barjas Negri, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) iniciou os trabalhos no dia 16 e já instalou o equipamento em 15 cruzamentos. O investimento da Prefeitura é de R$ 132.989,50.

Os equipamentos foram instalados nos cruzamentos da avenida Independência x rua Christiano Cleopath; avenida Professor Alberto Vollet Sachs x avenida Rio das Pedras; Independência x rotatória da avenida Comendador Luciano Guidotti; Independência x avenida Armando de Salles Oliveira (dois equipamentos); Independência x rua José Micheletti; rua Manoel Conceição x rua Lourenço Ducatti; Independência x rua XV de Novembro; Independência x avenida Piracicamirim; Independência x avenida Saldanha Marinho; rua Benjamin x avenida Raposo Tavares; avenida Jaime Pereira x avenida dos Marins; avenida Armando de Salles Oliveira x avenida Renato Wagner; avenida Limeira x Monsenhor Martinho Salgot e avenida Pádua Dias x Independência.

São priorizados os locais onde há equipamentos de fiscalização eletrônica (detecção de avanço de semáforo e parada sobre a faixa de pedestres), desta maneira, o motorista terá mais informações para seguir somente no tempo de verde. A medida evita que ele seja autuado por avançar ou parar sobre a faixa de pedestres no sinal vermelho.

A visualização do tempo restante de verde proporciona ao motorista uma melhor percepção para tomada de decisão nos cruzamentos com semáforos, proporcionando maior segurança para todos os usuários da via”, explicou Barjas Negri.

De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, em Piracicaba os equipamentos são instalados somente no tempo de verde. “Tomamos essa decisão porque a contagem regressiva de tempo no sinal vermelho acaba criando uma grande ansiedade no motorista para acelerar rapidamente no início da abertura do sinal. Isso pode causar acidentes com maior gravidade”, ressalta.

Deixe uma resposta