Números de casos de dengue é quase 23 vezes menor do que em 2013

aedes040414163711O número de casos confirmados de dengue nos primeiros três meses de 2014 em Piracicaba é 22,4 vezes menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Segundo dados provisórios da Vigilância Epidemiológica, foram 55 confirmações este ano contra 1.257 em 2013. A redução apresentada no município é de 95,6%, índice maior do que a média nacional para o período, que segundo o Ministério da Saúde foi de 80%.

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, os números de Piracicaba são positivos, mas poderiam ser melhores. “É uma redução significativa, que mostra o resultado do trabalho da Secretaria e ainda a maior conscientização da população, mas nosso desafio é reduzir cada vez mais o número de casos da doença e por isso a vigilância sobre os criadouros do mosquito transmissor deve ser constante”, alerta.

O número de notificações da doença também apresentou redução significativa entre janeiro e março. Segundo a Vigilância Epidemiológica, foram 417 registros este ano e 1.917 nos primeiros três meses de 2013 – redução de 78,2%. “Os números da cidade vão na contramão do que esta sendo registrado em demais municípios da região, como Americana, Santa Bárbara d´Oeste e Campinas, que vivem verdadeiras epidemias de dengue, mas queremos melhorar ainda mais esses índices e iremos reforçar a eliminação de criadouros na região de Santa Teresinha, que apresentou números elevados no levantamento de densidade larvária realizado em janeiro”, afirma Pedro Mello.

Apesar da redução do Índice de Breteau em toda a cidade no levantamento realizado em janeiro, os números de alguns bairros da região Norte foram elevados. Por conta dos indicadores negativos, a Secretaria inicia nesta segunda-feira (7) um cronograma de arrastões coordenados pelo PMCD (Plano Municipal de Combate à Dengue) e as unidades do PSF (Programa Saúde da Família) daquela região. A primeira área a receber o arrastão será a da unidade do Boa Esperança 1.

Além dos arrastões, as equipes de combate à dengue continuam com o trabalho de rotina em todo o município, com ações de bloqueio, eliminação de criadouros e nebulização.

Deixe uma resposta