Ônibus+: aplicativo conecta população ao transporte público

O prefeito Barjas Negri anunciou o novo sistema de informação do transporte público da cidade. Por meio do aplicativo gratuito Ônibus+, o usuário poderá consultar em seu telefone celular, em tempo real, a previsão de chegada dos ônibus, linhas e horários entre outras. “Ou seja, o usuário a partir deste mês já tem na palma de sua mão informações importantes do transporte público de Piracicaba”, destacou o prefeito.

Durante a entrevista coletiva, Barjas esteve acompanhado do gerente Murilo Ozores Olivetti da Via Ágil, do secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira e técnicos da empresa Transdata, responsável pelo Sistema de Transporte Inteligente (ITS) dedicado à mobilidade urbana. Coube a Murilo a apresentação do novo aplicativo.

A empresa Via Ágil já disponibiliza o aplicativo Ônibus+ nas versões IOS, Android e Windows Phone. Ele também pode ser baixado, gratuitamente, em smartphones, tablets na Apple Store, Microsoft e Google Play, e está disponível também em computadores, por meio do site da Via Ágil (www.viaagil.com.br)

COMO FUNCIONA?

Sobre o novo sistema, o gerente da Via Ágil, Murilo Ozores Olivetti, diz que “as funções do aplicativo serão disponibilizadas de forma gradativa aos passageiros/usuários. Nesta primeira fase, os usuários poderão fazer o download gratuito do APP em seus celulares e, em tempo real, escolher qual a linha quer melhor lhe convém, além dos horários dos 226 ônibus e a disponibilidade da função street view dos pontos dos ônibus”.

Desde 2014, a Via Ágil faz o gerenciamento da frota e, agora, acrescenta a solução Ônibus+, desenvolvida pela Transdata.Os usuários terão acesso, em tempo real, na palma da mão aos itinerários, às rotas e à identificação das linhas que passam no ponto de ônibus. Será possível, ainda, encontrar os pontos de ônibus existentes, identificando assim a linha que melhor lhe convêm. Na função street view, o usuário poderá visualizar as linhas que passam nos pontos, entre outras vantagens, acrescentando praticidade e agilidade aos usuários do transporte coletivo

O secretário Jorge Akira comentou que, com o novo aplicativo, a Prefeitura mostra que quer valorizar o transporte público da cidade e, além do bom atendimento, a Via Ágil vai prestar informações importantes ao usuário, que embarca nos terminais de integração ou nos pontos espalhados pelas ruas e avenidas. “Praticidade e agilidade são os fatores que motivaram a empresa a adotar o aplicativo”, comentou o Akira.

Neste mês, a Via Ágil estará em fase de divulgação do APP Ônibus+ para a população de Piracicaba. Como forma de comunicação, a Via Ágil usará peças para busdoor, folhetos, cartazes fixados nos terminais, pontos de venda e nos ônibus, além de inserções em rádios. “Acreditamos que os usuários aceitarão a tecnologia muito positivamente. Esta ação mostra, novamente, o espírito de inovação da Via Ágil, que busca oferecer um serviço cada vez melhor para quem utiliza o transporte coletivo”, aposta Murilo Olivetti.

TRANSDATA

A Transdata Smart é a principal empresa do Brasil no desenvolvimento de soluções integradas em ITS, dedicadas à mobilidade urbana. Dentre as tecnologias destacam-se a nova rede de vendas, rastreamento e gestão de frota e o sistema de bilhetagem eletrônica com biometria facial. Sediada em Campinas (SP), e com filiais em Brasília (DF), Recife (PE) e Curitiba (PR), possui mais de 45 mil soluções implementadas em todo o Brasil e em outros países da América Latina.

Deixe um comentário