Outubro Rosa: fachada da Acipi ficará iluminada durante todo o mês

A Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) apoia o Outubro Rosa, movimento internacional voltado à conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, e realiza uma série de ações na entidade.
A partir do dia 1 de outubro, a fachada da associação ficará iluminada na cor rosa, para despertar a população piracicabana para a prática de exames preventivos. Também haverá discussão sobre o tema, de manhã, durante o 79º Encontro da Mulher Empresária.
Segundo o presidente da Acipi, Angelo Frias Neto, ao chamar a atenção para a importância da realização de exames capazes de diagnosticar de forma precoce o aparecimento da doença, a entidade cumpre com seu papel social e de cidadania.
“O descobrimento da doença ainda em estágio inicial é muito importante para o seu tratamento, o que favorece a toda nossa população, pois aumentam-se a qualidade e expectativa de vida, contribuindo para um sistema mais eficaz na luta das pessoas portadoras de câncer. Essa atividade revela, também, a premissa da Acipi, que é trabalhar para o bem comum de nossa cidade”, diz.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Mas, se diagnosticado e tratado em seu estágio inicial, as chances de cura podem chegar a 90%.
Conscientização
Cerca de 200 bexigas rosas também serão soltas, durante o período da manhã, no átrio da associação. A ação acontece durante programação do 79º Encontro da Mulher Empresária. Organizado pelo CME (Conselho da Mulher Empresária), o evento trará o tema para discussão e contará com a participação do oncologista da Associação Ilumina, Rodrigo Reis, da advogada Lenita Davanzo e da voluntária do projeto “Heróis na luta contra o câncer”, Adriana Tayar.
Diagnosticada com câncer de mama, em junho de 2012, a primeira-dama e presidente do Fussp (Fundo Social e de Solidariedade de Piracicaba), Selma Ferrato, também participa do evento e compartilhará sua experiência com os participantes.
“É importante que as mulheres conheçam seu próprio corpo e sempre fiquem atentas a quaisquer mudanças. Não se pode deixar de fazer os exames de rotina, pois, caso seja diagnosticado, o câncer, no seu estágio inicial, possui chance de cura maior. Outro fator muito importante é saber lidar com o emocional. Se houver dificuldades nesse sentido, é preciso procurar ajuda profissional”, declara Selma.
Serviço – Para conscientizar a população piracicabana, a Associação Ilumina realiza, pelo sétimo ano consecutivo, sua campanha de prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama. Para se informar sobre a ação, interessados podem entrar em contato pelo telefone: 3375-0140, ou pelo site: associacaoilumina.org.br

Deixe uma resposta