Oxitec e Prefeitura de Piracicaba iniciam soltura do Aedes do Bem™ em 10 bairro

A Oxitec e a Prefeitura de Piracicaba iniciam na terça-feira (06/09) a soltura do Aedes do Bem™ em dez bairros de Piracicaba. Com o começo da liberação no Centro, Cidade Alta, Cidade Jardim, Clube de Campo, Jardim Monumento, Nova Piracicaba, Nhô Quim, Parque da Rua do Porto, São Dimas e Vila Rezende, a tecnologia da Oxitec passa a contemplar os 11 bairros que integram a expansão do projeto Aedes do Bem™ na região central de Piracicaba. “O bairro São Judas já está recebendo o Aedes do Bem™ desde julho. Com esses dez novos bairros, estamos ajudando a proteger a saúde de mais de 60 mil pessoas que moram nessas regiões de forma inovadora, amiga do ambiente e sustentável. Sem falar em outras 5 mil pessoas que vivem no CECAP/Eldorado, onde o Projeto Aedes do Bem™ já está em seu segundo ano. Tenho certeza que o trabalho realizado já está fazendo de Piracicaba uma referência para o Brasil e o mundo no combate à dengue, Zika e chikungunya.”, afirma Gabriel Ferrato, prefeito de Piracicaba.

“A crise de dengue, Zika e chikungunya no Brasil é grave e acreditamos que o uso do Aedes do Bem™ irá contribuir significativamente no combate a esse problema. Em um período de três a seis meses, esperamos ter os primeiros resultados do uso do Aedes do Bem™ nesses bairros”, afirma Glen Slade, diretor da Oxitec do Brasil.

A liberação do Aedes do Bem™ nos 10 bairros da região central começa após mais de 13 semanas de engajamento público em que a Oxitec e a Secretaria de Saúde explicaram à população de Piracicaba o que é e como age o Aedes do Bem™. O engajamento conta ainda com uma campanha de mídia em jornais, rádios, outdoors, busdoors e um quiosque no Shopping Piracicaba. “Explicamos também por que o Aedes do Bem™ é seguro e que já foi aprovado para uso em todo Brasil”, afirma Guilherme Trivellato, gerente do Projeto Aedes do Bem™ em Piracicaba. “O Aedes do Bem™ é um mosquito macho, incapaz de picar e transmitir doenças. Quem pica é a fêmea, que precisa do sangue para maturar os ovos”, completa Trivellato.

“É fundamental lembrar que o Aedes do Bem™ não trabalha sozinho. A população tem de continuar a fazer sua parte, eliminando criadouros e seguindo as orientações dos agentes de saúde da Prefeitura para evitar a proliferação do Aedes aegypti”, afirma Pedro Mello, secretário de Saúde de Piracicaba.

Como funciona o Aedes do Bem™

A Oxitec tem trabalhado no controle do Aedes aegypti há mais de uma década. É pioneira no uso de um método biológico para suprimir populações selvagens desta perigosa espécie de mosquito mediante a liberação do Aedes do Bem™, machos que não picam e não transmitem doenças.  Ao serem liberados, esses machos buscam e copulam com fêmeas selvagens do Aedes aegypti e seus descendentes herdam um gene autolimitante que faz com que morram antes de se tornarem adultos funcionais.  Os descendentes do Aedes do Bem™ também herdam um marcador fluorescente que permite que eles sejam identificados no laboratório. Isto permite um nível de rastreamento e medição de impacto sem precedentes, levando a um acurado monitoramento e avaliação da eficácia durante todo o programa de uso do Aedes do Bem™.

Diferentemente de outras abordagens, o Aedes do Bem™ não deixa pegada ecológica. O Aedes do Bem™ liberado no ambiente e seus descendentes morrem, portanto, não persistem no ecossistema.

 

Deixe uma resposta