Semtre e Conespi intensificam articulação para aumentar a empregabilidade no município

SEMTRE CONESPI 0117JJ3O encontro entre o novo titular da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), Evandro Evangelista, e membros do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), na manhã desta segunda-feira, 16/01, serviu para que fosse selada uma parceria mais atuante, visando, sobretudo, enfrentar este período de dificuldade econômica que atinge o país e causa desemprego.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, no período de janeiro a novembro de 2016 o município registrou 40.111 desempregados.

Já passaram este ano pela Semtre 3.412 pessoas, sendo que destas, 2.540 à procura de vaga de emprego. Seiscentas conseguiram ser encaminhadas para as vagas, o que representa 24% do total. A pessoa é contratada se durante a entrevista com os empregadores atender o perfil e exigência da empresa. 

Evandro afirma que o quadro é preocupante e sinaliza que o Poder Público, sindicatos e empresas privadas precisam encontrar meios para mudar esta situação. “Este encontro com representantes de entidades sindicais é oportuno e juntos intensificaremos as articulações para aumentarmos a empregabilidade no município”, disse.

O secretário, que na próxima semana estará em Brasília, juntamente com o secretário estadual de Emprego e Renda, José Luiz Ribeiro, para buscar recursos para a realização de mais cursos de qualificação para o município, destaca que o momento é outro e exige uma mudança de postura. “Não adianta trazer mais cursos se eles não atenderem ao anseio das pessoas. Precisamos estrategicamente trazer cursos direcionados àquelas pessoas que mais precisam e neste aspecto o Conespi poderá nos auxiliar”, reforça.

De acordo com ele, o convênio com a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) permanece até agosto deste ano, o que garante a realização de mais alguns cursos de qualificação a serem definidos pela Semtre.

Segundo o secretário será preciso enfrentar outro desafio, que é conscientizar as empresas a colocarem suas vagas disponíveis na Semtre para que possamos divulgá-las. “Elas devem entender que o Poder Público tem capacidade, sim, de administrar as vagas para que atinjam um maior número de pessoas”.

Evandro explicou ainda aos sindicalistas que a Semtre é um instrumento de apoio ao trabalhador, composta por diversos setores como Banco de Dados Socioeconômicos, Banco do Povo Paulista, Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), Economia Informal, Microempreendedor Individual (MEI), Qualificação Profissional e Primeiro Emprego. “Mesmo para aquelas pessoas que nos procuram e não conseguem sair com emprego, elas podem ser encaminhadas, por exemplo, ao MEI e se tornarem microempreendedores. Determinei a toda equipe da secretaria para que atenda as pessoas da melhor forma possível, para que se sintam bem acolhidas”, disse.

O secretário observou que, hoje, Piracicaba é uma das cidades que mais tem se empenhado em garantir oportunidades aos trabalhadores fora do mercado de trabalho, para que possam vislumbrar um futuro mais promissor, por meio da qualificação. “O trabalhador merece ter tratamento de qualidade e a Semtre, em todas suas ações, procura facilitar a sua vida”.

IMPORTÂNCIA – O presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho, o Chico, lembrou que a criação da secretaria era uma antiga reivindicação do movimento sindical piracicabano e que desde a sua criação tem mantido um trabalho de aproximação e parceria com a Semtre. “Queremos manter este alinhamento”, disse, lembrando que a Semtre sempre apoiou o trabalho da Comissão Municipal de Emprego (Comemprego).

O vice-presidente do Conespi, Milton Costa, defendeu que a secretaria é fundamental para que o trabalhador mantenha um trabalho transparente e alinhado com os sindicatos, enquanto que Fânio Luis Gomes, presidente do Sindicato da Alimentação, ressaltou que a secretaria é uma conquista do movimento sindical, pelo trabalho que desenvolve. “O nosso desejo é a manutenção de um trabalho conjunto, voltado a atender os anseios da população. O sucesso da secretaria é o nosso sucesso”, destacou o sindicalista.

Deixe uma resposta