Parque Tecnológico completa um ano

O Parque Tecnológico Piracicaba “Engenheiro Agrônomo Emílio Bruno Germek” (PTP) completa, neste mês de agosto, um ano em operação, sob a gestão do Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool).

Referência para o setor sucroenergético, o Parque Tecnológico é classificado atualmente como fundamental para o progresso de Piracicaba e região.

O PTP é inserido no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, regulamentado pelo Decreto Estadual 50.504, graças à convergência do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Piracicaba, com o objetivo de promover informação tecnológica, estimular a cooperação entre centros de pesquisa, universidades e empresas, além de dar suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais.

Com 774.411,24 mil m² de área, o PTP está em atividade com as empresas Raízen, Koppert, Delta CO2 e Benri em operação. As empresas Bioagri, Fermentec, Dinamo, GAtec, Quarcum e Empral já estão em processo de instalação.

O Parque Tecnológico possui espaços para implantação empresas e laboratórios, contando para apoio das empresas, também com salas de reunião, auditório para 200 pessoas, sala de treinamento e biblioteca.

O gestor do PTP e diretor executivo do Apla, Flavio Castelar analisa o desenvolvimento e a abrangência do Parque Tecnológico neste ano, “A experiência de implantação, gestão e a governança do Parque está sendo referência para muitas cidades que visitam o PTP em busca de informações para implantarem seus Parques Tecnológicos e também recebemos delegações de diversos países que nos procuram para adquirirem conhecimento, parcerias, convênios e acordos de cooperação”.

No PTP também estão instaladas uma Fatec (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba) e um IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) e também opera em parceria a Esalqtec – incubadora tecnológica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

O Parque Tecnológico também possui uma área desenvolvida pela iniciativa privada, para instalação de projetos que visam dar suporte às empresas, onde já está em funcionamento a Concessionária Hyundai Aversa, e primeira fase do Garden Mall, novos empreendimentos já estão em fase de construção como, Vitória Hotel, Centro de Eventos, Torres Corporativas, entre outros. Também já estão implantados os empreendimentos residenciais Villa D´Áquila e Alphaville Piracicaba, “Esses novos projetos consolidam a região do Parque Tecnológico como um dos principais polos de desenvolvimento e valorização de Piracicaba”, informou Castelar.

Deixe uma resposta