Passarela Pênsil será totalmente reformada

imagesA Passarela Pênsil, que dá acesso ao Engenho Central, passará por obras de reforma a partir desta segunda-feira, 22 de julho. A previsão de conclusão é de cerca de 90 dias. Durante todo período de intervenções a passarela ficará fechada ao público que terá acesso ao Engenho pelas pontes do Morato, do Mirante e da passarela estaiada “Dr. Aninoel Dias Pacheco”, recém-inaugurada.

A empresa vencedora do certame é a Bema Construções. O projeto de reforma prevê a troca do piso composto por duas camadas de madeira que terá toda sua estrutura revisada e a madeira tratada com produto especial, aumentando sua durabilidade. As intervenções contemplarão ainda revisão no sistema de treliças e cabos de aço, reforma e pintura do guarda corpo metálico. O investimento será de R$ 198 mil, com termino previsto para final de outubro.

Um pouco de história

A Passarela Pênsil sobre o Rio Piracicaba é uma das vias de acesso ao Engenho Central e também proporciona uma bela visão do leito do rio, do véu da noiva, do salto, do mirante e da Rua do Porto, todos espaços emblemáticos da cidade. Inaugurada em 15 de dezembro de 1992, a passarela tem 78 metros de extensão e é de uso exclusivo para pedestres. Sua arquitetura férrea é sustentada por cabos de aço e madeiramento.

É considerada uma obra de arte da engenharia, cujo projeto inicial foi inspirado no modelo de duas importantes e famosas pontes norte-amercianas: a Brooklin Bridge de Nova York (NY) e a Golden Gate, de San Francisco (CA), fato que justifica o seu formato.

Deixe um comentário