Patins, Corrida, Kung Fu e Meditação integram as atividades da Semana Move Brasil

Lian Gong_Semana Move Brasil_Acervo Sesc Piracicaba

Campanha Move Brasil, que desde 2012 trabalha para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas e, por consequência, reduzir o sedentarismo – a mais recente pesquisa do Ministério do Esporte de julho de 2015 aponta que 67 milhões de brasileiros, com idades entre 14 e 75 anos estão nessa condição –, chega à sua reta final com a realização do principal evento em âmbito nacional: a Semana MOVE.

Entre os dias 19 e 27 de novembro, o Sesc e as demais instituições e parceiros Movedores colocarão à disposição da população mais de 4 mil atividades físico-esportivas gratuitas, abrangendo todos os 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, em espaços públicos e unidades do Sesc. A programação prevê aulas abertasoficinasbate-paposapresentações esportivaspasseios ciclísticos, além de encontros com atletas ídolos do esporte nacional.

A boa notícia é que mesmo com o encerramento da Campanha, a Semana MOVE será mantida, tornando-se um evento anual dentro do calendário esportivo nacional. Desta maneira, os movedores se comprometem a continuar trabalhando para evidenciar a importância da prática regular de esportes e atividades físicas e possibilitar às pessoas encontrarem a modalidade com a qual mais se identificam, incluindo-as em seu cotidiano.

MUÉVELA – Outra novidade importante é que, a partir desta edição, a Semana MOVE cruzará as fronteiras e passará a ser também um projeto latino-americano, com ações realizadas simultaneamente na ArgentinaChileColômbiaCubaNicaráguaPeruUruguai Venezuela que, traduzida para o espanhol, será a Semana MUÉVELA (MOVE América Latina). A iniciativa caminha junto ao conceito europeu de semana anual de promoção de Esporte e Atividade Física, que tem apresentado resultados de sucesso, crescimento e impacto positivo na sociedade europeia, promovida pela ISCA (Associação Internacional de Esporte e Cultura). A Semana MUÉVELA contará com a participação de organizações e atuais membros da ISCA, assim como entidades latino-americanas, organizações locais, ministérios e governos nacionais.

“Chegamos ao momento em que se encerra um ciclo importante para o Move Brasil. A Semana MOVE, sua principal ação, conquista a maturidade necessária para se expandir para outros países Latino-Americanos, fortalecendo e ampliando a rede que contribui para a sensibilização de pessoas em prol da descoberta do prazer na prática regular de esportes e atividades físicas. A partir de 2017, será realizada em formato de evento integrado entre a Europa e a América Latina em edições anuais, com o intuito de reverter os quadros de sedentarismo mundial.” declara Maria Luiza Souza Dias – Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

MOVE BRASIL – É uma campanha aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016, expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o Brasil. Busca-se, também, caracterizar o esporte e a atividade física como algo prazeroso, que podem melhorar a qualidade de vida da população e promover o desenvolvimento social.

A campanha tem Movedores, nome dado a instituições, empresas, grupos e pessoas que se identificam com o mesmo objetivo. Durante a campanha, os Movedores realizaram ações conjuntas relacionadas ao esporte e às atividades físicas, sempre estimulando o desenvolvimento social e respeitando os direitos e a diversidade cultural dos brasileiros. O Move Brasil foi criado em 2012 pelas seguintes instituições fundadoras: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA).

PROGRAMAÇÃO NO SESC PIRACICABA
SEMANA MOVE
19 a 27/11

Abertura
Meditação com Flauta Japonesa
Vivência e prática meditativa ao som da flauta japonesa, no qual os participantes são convidados a mergulhar em um universo simbólico de imagens da natureza, proporcionando relaxamento, maior compreensão de si e do mundo.
Dia 19, sábado, 9h30.
Alto do Mirante (acesso pelo elevador panorâmico). Grátis. Não recomendado para menores de 16 anos.

Vivências

Lian Gong

Um dos primeiros sistemas de prática corporal oriental que integra a tradição milenar das artes corporais chinesas aos modernos conhecimentos da medicina ocidental. Com instrutores do Sesc.
Dia 19, sábado, 10h30. 
Alto do Mirante (acesso pelo elevador panorâmico). Grátis. Não recomendado para menores de 16 anos.

Tai Chi Chuan
O tai chi chuan tem suas raízes na China, sendo, atualmente, uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação (tao yin) e com a promoção da saúde, oferecendo, aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades, uma referência de tranquilidade e equilíbrio.
De 20, domingo, 9h30. 
Parque do Mirante. Grátis. Livre para todos os públicos.

Kung Fu
Arte marcial milenar ligada diretamente à história da China. Nos dias de hoje ela pode ser considerada uma arte marcial direcionada para o bem-estar físico,  saúde mental, correção e manutenção do sistema motor, melhoria do sistema respiratório dentre muitos outros benefícios.
Dia 20, domingo, 10h30. 
Parque do Mirante. Grátis. Não recomendado para menores de 16 anos.

Exercícios Educativos para Corrida
Aula aberta com exercícios educativos que, quando incorporadas à rotina de treinos, possibilita o melhor desempenho, a economia de energia e evita lesões nas práticas. Com instrutores do Sesc.
Dia 27, domingo, 9h30. 
Parque Renato Wagner. Grátis. Livre para todos os públicos.

Orientação para Corredores Iniciantes
Espaço para orientação aos interessados e iniciantes na prática da corrida utilizando o Cartões de Corrida do Sesc como material educativo.
Dia 27, domingo, 10h30. 
Parque Renato Wagner. Grátis. Livre para todos os públicos.

MOVE AQUI
Eixo criado para caracterizar as ações realizadas no Sesc, com a participação do público frequentador, alunos dos cursos regulares e atendimento de grupos agendados.

Vivências
Kung fu
Arte marcial milenar ligada diretamente à história da China. Nos dias de hoje pode ser considerada uma arte marcial direcionada para o bem estar físico, para a saúde mental, para a correção e manutenção do sistema motor e para a melhoria do sistema respiratório, dentre muitos outros benefícios. 
Dia 24, quinta, 17h30 e 20h30.
Dia 25, sexta, 16h30 e 18h30.
Sala de Expressão Corporal. Grátis. Livre para todos os públicos.

Patins
Área reservada para a prática livre dos patins. Para participar é necessário trazer patins e equipamento de segurança (capacete).
Dia 27, domingo, 13h. 
Ginásio. Grátis. Livre para todos os públicos.

Intervenção
Degrau por Degrau
As escadas conduzem o frequentador aos diversos espaços do Sesc. Reconhecendo-as como excelente exercício aeróbico celebramos a importância dos seus benefícios. Para tanto, informamos, por meio de uma comunicação visual divertida, os ganhos que o temos ao subir e descer suas escadas.
De 19 a 27, terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h15 às 17h45. 
Escadaria. Livre para todos os públicos.

PRÁTICAS CORPORAIS
Atividades voltadas para o desenvolvimento da consciência corporal e auto cuidado. Grátis.

CORPO E EXPRESSÃO

Manhã Ativa
Práticas corporais que favorecem o despertar. Um início de dia com disposição e energia.

Dia 20 – Caminhada no Parque
Domingos, 9h30. Sala Corpo e Expressão. Grátis.

REDES SOCIAIS
Facebook – facebook.com/campanhamovebrasil
Instagram – instagram.com/movebrasil
Twitter – twitter.com/move_br
Youtube – youtube.com/user/campanhamovebrasil
Mais informações nos sites: www.movebrasil.org.br e www.semanamuevela.com

Deixe uma resposta