Pesquisa indica que 65,5% vão presentear no Dia dos Namorados

11052Pesquisa encomendada pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) apurou que 65,5% dos consumidores ouvidos vão comprar presentes no Dia dos Namorados, e que 51,5% gastarão até R$ 100,00. Realizada pela CW7, a pesquisa constatou que 29,8% vão gastar um valor maior do que em 2014 e que a maioria, 52,3%, presenteará com vestuário. Comerciantes ouvidos pela Acipi estimam crescimento de 1,67% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados da pesquisa da CW7 foram levantados nos dias 25 e 26 de maio, a partir da consulta a 400 consumidores, de cinco regiões da cidade, e apontaram outras informações interessantes: a grande maioria (75,6%) – 198 dos ouvidos – pretende pagar o presente à vista. A maioria, também, – 96,2% – vai comprar seus presentes em Piracicaba.
O presidente da Acipi, Angelo Frias Neto, entende que o comportamento de consumo apontado pela pesquisa, e a própria expectativa dos empresários, ouvidos em período próximo, refletem o cenário econômico atual, de cautela. Esse cuidado é expresso, por exemplo, na tendência de que o pagamento das compras seja feito à vista, fugindo das altas taxas de juros dos cartões de crédito e do cheque especial.
“Existe um ambiente de juros altos, crédito restrito e renda do trabalhador em desaceleração. Ao mesmo tempo, o governo tem promovido aumento de impostos, o inverso da desoneração tributária que tivemos no ano passado”, observa.
PIB E CONSUMO – Tudo se junta com o resultado do PIB (Produto Interno Bruto), do primeiro trimestre, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística). A queda em relação ao trimestre anterior foi de 0,2%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o PIB teve uma queda maior, de 1,6%. O recuo é atribuído, em grande parte, ao desempenho desfavorável do consumo das famílias.
E essa redução, segundo Angelo Frias Neto, tem a ver com as pressões que se concentraram nas tarifas de energia, água e combustível, que são despesas obrigatórias. “Além disso, para combater a inflação, o Banco Central elevou os juros e acabou encarecendo o crédito, que foi o grande propulsor do consumo nos últimos anos.”
A consulta feita pelo Departamento de Economia e Estatística da Acipi, com 227 empresários, entre os dias 22 e 28 de maio, encontrou também um cenário de cautela, com uma expectativa de vendas 1,67% maior do que a registrada no mesmo período do ano passado.
Foram consultadas empresas estabelecidas nos bairros Centro, Vila Rezende, Paulista, Pauliceia, Piracicamirim, Santa Teresinha, Dois Córregos e, também, no Shopping Center Piracicaba, nos segmentos roupas, calçados, perfumaria, floricultura, eletroeletrônicos e restaurantes.
Ao mesmo tempo em que existe um cenário de cautela, existe a capacidade de superação de cada empresário, a criatividade. Para Frias Neto, um dos dados mostrados pela pesquisa da CW7 indica que os casais de namorados deverão gastar e presentear mais dos que os que já casados, o que ele entende ser uma informação relevante.
“Os lojistas podem incrementar suas vendas se conseguirem atrair um número maior de consumidores já casados, lembrando-os da importância de presentear seus eternos namorados”, diz.
Para incrementar a data, a Acipi também está realizando a promoção “Seu amor merece o melhor destino”, com o sorteio de 21 vales-compra no valor de R$ 300,00 cada e dois pacotes-viagem no valor de R$ 3.300,00 cada. Concorrerão aos prêmios os consumidores que comprarem nas lojas participantes da promoção, preencherem corretamente o cupom e depositá-lo na urna.

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