Pesquisador do Fundecitrus é eleito Engenheiro Agrônomo Destaque de 2013

O pesquisador do Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus Renato Beozzo Bassanezi foi eleito “Engenheiro Agrônomo Destaque da Citricultura 2013”. A premiação é realizada durante a Semana da Citricultura, organizada pelo Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis (SP). Neste ano, o evento ocorre de 3 a 6 de junho.

Engenheiro agrônomo e doutor em Fitopatologia pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), o pesquisador atua há 12 anos no Fundecitrus onde desenvolveu 41 estudos sobre greening (Huanglongbing/HLB), cancro cítrico, clorose variegada dos citros (CVC), ácaro da leprose, pinta preta e morte súbita dos citros (MSC).

De acordo com representantes do Centro de Citricultura, Bassanezi foi escolhido por atuar em vários projetos estratégicos nacionais e estrangeiros em benefício do controle de doenças de citros.

O pesquisador tem reconhecimento internacional. Em fevereiro, Bassanezi foi homenageado pelo Departamento de Agricultura Americano (USDA, na sigla em inglês), com um certificado de apreciação pelas suas “notáveis contribuições de pesquisa para o manejo integrado do greening (Huanglongbing/HLB)”. O tributo ocorreu durante a 3ª Conferência Internacional de Pesquisas sobre HLB, realizada em Orlando, na Flórida (EUA).

Bassanezi é o quarto profissional do Fundecitrus a ser agraciado com o prêmio Engenheiro Agrônomo Destaque da Citricultura, que foi criado em 1991. Entre os homenageados da instituição, está o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Antonio Juliano Ayres, em 2003.

Deixe uma resposta