Piracicaba conquista primeiro lugar em evento do Ministéro da Saúde

O trabalho de dois profissionais da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Piracicaba obteve a primeira colocação na 13ª Expoepi (Mostra Nacional Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças), encerrada na sexta-feira (18) em Brasília.

Promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde desde 2001, o evento tem como principal objetivo difundir os serviços de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a saúde pública, por meio de sua mostra competitiva.

Produzido por Anna Cristina Vianna Corrêa e José Jorge de Oliveira Filho, o trabalho da Secretaria de Saúde piracabana ficou com o primeiro lugar na categoria de Melhoria da Qualidade da Informação em Saúde, vencendo os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro (BA) e da Secretaria Estadual da Saúde de Goiás, outros finalistas na categoria.

Segundo Anna Cristina, o trabalho desenvolvido em Piracicaba teve o objetivo de melhorar a qualidade da base de dados de mortalidade no município pela intervenção pactuada entre Vigilância Epidemiológica e unidades notificadoras para a redução qualitativa de campos em branco na declaração de óbito, promover o adequado preenchimento da declaração de óbito e estabelecer a regularidade da atividade de resgate dos dados de campos omissos na declaração de óbito.

“Quando começamos o trabalho, em 2009, 97% da base de dados das declarações de óbito tinham ao menos um campo em branco. No ano passado, esse número caiu para 1,1%”, disse Anna, lembrando que o município registra uma média de 3.000 óbitos por ano.

A premiação é inédita para o município e irá gerar um prêmio em dinheiro no valor de R$ 50 mil para a Secretaria de Saúde, repassado diretamente pelo ministério.

Deixe uma resposta