Piracicaba é selecionada para implantação de Centro de Iniciação ao Esporte

Piracicaba foi selecionada para receber o programa Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). De acordo com o Ministério de Esportes, o projeto integra atividades e a prática de esportes de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.

Dentro do programa, a cidade foi selecionada para receber o modelo II, em terreno de 3.500 m². A área pleiteada é na rua José Malagueta, no Park Monte Rey II e o investimento é de aproximadamente R$ 2,6 millhões. Na próxima semana, o secretário de Esportes, João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, vai participar de um workshop técnico em Brasília para receber as orientações sobre o projeto padrão.

A pré-seleção da cidade já havia sido anunciada em março deste ano, durante a visita do ministro do Esportes, Aldo Rebelo, à Piracicaba, quando divulgou o repasse de verba para a reforma do Barão de Serra Negra. Em janeiro, Gabriel Ferrato e Pedro Mello (então secretário de Esportes), estiveram em Brasília para pedir o apoio para a reforma do Barão e a inclusão da cidade para a escolha do CIE.

O pedido de mais um equipamento esportivo na região da Santa Teresinha também foi uma solicitação do vereador Carlos Cavalcanti e a Prefeitura já estudava uma forma de atender a sugestão. O processo de cadastro e documentação para pleitear a verba do programa foi realizado pela Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), com apoio técnico da Semob (Secretaria Municipal de Obras) e Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba). O programa prevê a construção de um ginásio poliesportivo com capacidade para 200 pessoas, área de apoio com sala de professores, administração, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, sanitários, depósito, academia e quadra externa. A gestão do espaço será da Prefeitura que vai definir as atividades, professores e manutenção da área.

Johnny destacou o esforço do prefeito Gabriel Ferrato e secretários para viabilizar a seleção da cidade para receber mais um equipamento poliesportivo, dentro do CIE. “A conquista é fruto de uma articulação política do nosso prefeito com o ministro do Esportes, e o fato do municipio já desenvolver uma série de projetos na área de formação esportiva nos credenciou a receber esse investimento do governo federal”, completou, citando o projeto Desporto de Base, que atua na área de formação esportiva em vários bairros.

De acordo com o Ministério do Esportes, está prevista a contratação de aproximadamente 300 CIEs, com um total de investimento de mais de R$ 800 milhões. Os projetos de arquitetura e engenharia dos CIEs serão fornecidos pelo Ministério do Esporte aos municípios elegíveis.

Deixe uma resposta