Piracicaba está no guia Roteiros Paulistas

guia_copaA secretária municipal de Turismo, Rose Massarutto, participou no último dia (9) pela manhã, na cidade de São Paulo, do evento de lançamento do guia “Roteiros Paulistas – O que fazer durante a Copa do Mundo da FIFA 2014™”.

O material, elaborado em três idiomas – português, espanhol e inglês –, foi idealizado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e pelo Comitê Paulista para Copa 2014 com o objetivo de ajudar o visitante – regional, nacional e/ou internacional – a programar sua viagem durante o período da Copa, e entre um jogo e outro, ter a opção de escolher por roteiros turísticos de um, dois e até três dias.

A publicação traz roteiros definidos de acordo com o perfil dos turistas das copas e também do curto período que terão disponível entre os jogos. Segundo o Comitê Paulista devem vir ao Estado de São Paulo cerca de cerca 250 mil turistas durante a Copa do Mundo de 2014, então o guia será estrategicamente distribuído em hotéis, agências de viagens, centros de informações turísticas, imprensa, órgãos de turismo, prefeituras paulistas, companhias aéreas, consulados e federações de futebol dos países participantes da Copa do Mundo.

O guia apresenta 236 páginas de 49 municípios localizados a até 300 quilômetros da capital paulista. São 55 roteiros turísticos, divididos em quatro temas: sol e praia, cultura e lazer, comer e beber, e aventura e natureza. A cidade de Piracicaba está localizada no roteiro “comer e beber” indicando a nossa gastronomia típica para os visitantes. O guia também está disponível no site do Comitê Paulista da Copa 2014, www.copa2014.sp.gov.br.

“É muito importante para nossa cidade estar entre as melhores cidades do Estado de SP para se visitar durante o evento da Copa do Mundo de 2014. O turista irá vivenciar o que temos de melhor em nossa culinária e em nosso modo de vida caipira. Uma rica experiência de hospitalidade e turismo. Piracicaba é uma cidade preparada para essa visita.” afirma a secretária de Turismo, Rose Massarutto.

Além dos passeios sugeridos, o guia traz informações sobre acomodação, alimentação, como chegar ao destino e serviços úteis aos estrangeiros, com orientações sobre a moeda, como fazer ligações telefônicas e contatos de consulados. Um capítulo especial é dedicado a grandes craques paulistas de futebol, do passado e do presente, que revelam suas lembranças e preferências de viagem pelo estado.

Turismo na Copa

Segundo o Comitê Paulista, São Paulo é o estado brasileiro que mais recebe turistas, sendo cerca de 50 milhões por ano, 13 milhões deles somente na capital. No entanto, há ainda muito espaço para crescimento do número de visitantes a lazer e consequente geração de empregos e renda neste setor.

O secretário de Turismo do Estado, Cláudio Valverde, lembra que só o fato de São Paulo receber 15 seleções em seus centros de treinamento é uma prova da infraestrutura que o estado oferece. “Agora, com este roteiro, em três idiomas, vamos aproveitar a Copa do Mundo e incentivar ainda mais o turismo e a atividade econômica, como estamos fazendo com programas como o Roda SP, Turismo do Saber, Festival Gastronômico Sabor SP, Melhor Viagem SP e o Caminha SP, entre outras ações de incentivo a eventos”, diz.

Deixe uma resposta