Piracicaba realizará sua primeira Conferência sobre o Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a prefeitura municipal de Piracicaba programou várias atividades ao longo do mês com foco no tema, sendo a principal a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, no dia 29.
O evento será realizado na Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), bloco 8, das 8h às 17 horas. Reunirá especialistas e demais interessados para discutir a Política Nacional de Resíduos Sólidos pelos seguintes eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação ambiental.
De acordo com o prefeito Gabriel Ferrato, o calendário ambiental é extremamente importante para ampliar as discussões e envolver a sociedade, fortalecendo as iniciativas que a cidade vem tomando para alcançar o desenvolvimento sustentável, bem como para dar visibilidade aos programas municipais ligados ao assunto.
“Todas as políticas públicas que estamos implementando estão orientadas pelo princípio da sustentabilidade e contam com o apoio da sociedade. Porque nos inspiramos na visão de mundo que busca a harmonia entre o meio ambiente e o desenvolvimento social e econômico”, enfatizou.
Como preparativo à conferência acontecerão no mês outras duas atividades. A primeira, no dia 10 de junho, no anfiteatro do Centro Cívico, com início às 19h30, será uma mesa redonda sobre o mesmo tema – Política Nacional de Resíduos Sólidos –, com foco nos programas que são desenvolvidos em Piracicaba para a redução do impacto ambiental. O objetivo é ampliar o diálogo com a sociedade, trocar informações com os especialistas e apresentar os projetos em andamento no município.
Participarão do debate o engenheiro agrônomo Francisco Rogério Vidal da Silva, secretário do Meio Ambiente (Sedema), o gestor ambiental, Renato Morgado, presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), a educadora ambiental Ana Maria Meira, coordenadora do USP Recicla, e o empresário Antonio José Miotto, representante da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) e do Sindicato Patronal das Indústrias (Simespi).
No dia 22, técnicos do Sedema vão coordenar uma visita monitorada intitulada “Conheça a gestão dos resíduos em Piracicaba”, para que todos os interessados que se inscreverem possam conhecer in loco algumas das ações do governo municipal e da iniciativa privada para recebimento e destinação de resíduos sólidos, como Ecopontos, Reciclador Solidário, centrais de reciclagem de pneus, lâmpadas, pilhas, eletroeletrônicos e entulho.
As inscrições para a conferência podem ser feitas previamente pelo site da Sedema (www,sedema.piracicaba.sp.gov.br) a partir de 01 de junho. Para a visita monitorada, a partir do dia 11 de junho, pois terá vagas limitadas. Já a mesa redonda será livre.
A Conferência do Meio Ambiente conta com uma comissão organizadora composta por quatro membros do Poder Público, três do Comdema e um membro do setor empresarial.

Deixe uma resposta