Piracicaba recebe quatro médicos cubanos

A Prefeitura de Piracicaba e a Secretaria de Saúde receberam, na quinta-feira (13), quatro médicos cubanos que irão atuar em unidades do PSF (Programa Saúde da Família) do município. Oriundos do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, os profissionais chegam à cidade após uma readequação executada pelo ministério na terceira etapa do programa.

A Secretaria foi informada sobre a mudança e a possibilidade de receber profissionais do programa no final de fevereiro. Com a confirmação, o município será responsável pela hospedagem e alimentação dos profissionais. Os salários serão pagos pelo ministério.

Durante os primeiros dias, os profissionais ficarão hospedados em um hotel e posteriormente irão se mudar para imóveis alugados pela Prefeitura. Os médicos irão atuar nas unidades do PSF Boa Esperança 1, Boa Esperança 2, Jardim Gilda e Jardim Oriente.

A definição dos locais de trabalho levou em consideração a demanda da população e a vulnerabilidade de cada região atendida pelo PSF. Antes de iniciar o trabalho na unidade, os médicos irão pass ar por um programa de treinamento para conhecer o modelo de trabalho e funcionamento da rede municipal de saúde.

Minicurrículo dos médicos:

Mercedes Rosário Sosa Herrera, 42 anos, formada em 1995, com especialização em medicina geral integral em 2002.

Olga Lídia Llanes Diaz, 47 anos, formada em 1990, com especialização em medicina geral integral em 1994.

Yolaysi Frometa Torres, 35 anos, formada em medicina em 2002, com especialização em medicina geral integral em 2006.

Wilfredo Dajaroch Carbonell, 41 anos, formado em medicina em 1997, com especialização em medicina geral in tegral em 2002.

Deixe uma resposta