Piracicaba recebe Selo Inicial do programa Amigo do Idoso

Município está entre os que realizam boas práticas voltadas às pessoas idosas; selo foi entregue pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, ao prefeito Barjas Negri

Piracicaba recebeu, na última semana, o Selo Inicial do programa São Paulo Amigo do Idoso, conferido pelo Governo do Estado de São Paulo aos municípios que realizam boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas, citadas pelo Programa. O selo foi entregue pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, ao prefeito Barjas Negri.

“Piracicaba se fez merecedora do Selo inicial porque cumpriu as sete ações obrigatórias para garantir a qualidade de vida e a saúde de nossa população idosa”, ressaltou Barjas Negri.

As ações levadas em conta pelo Estado são a existência do Conselho Municipal do Idoso, realização de diagnóstico de gestão sobre as políticas voltadas para o idoso e com o idoso, inclusão de ações para garantia dos direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e de Assistência Social, adequação e ou ampliação da cobertura vacinal de idosos, implantação de ações de promoção de saúde e prevenção de quedas para idosos e implantação de ações para garantir acessibilidade aos idosos no transporte público municipal.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, o recebimento do Selo “demonstra o compromisso que a gestão de Piracicaba tem com o idoso por sua qualidade de vida e seu bem-estar social. Nosso Trabalho continuará objetivando atingir outros níveis do Selo”, disse.

Piracicaba já está no segundo passo de Município Amigo do Idoso. O primeiro deles foi a assinatura do termo de adesão. O segundo é o Selo Inicial. As próximas fases são o Selo Intermediário e Pleno, que exigem dos municípios algumas ações e sugestiona outras.

De acordo com o material de divulgação elaborado pelo Governo do Estado, o Programa São Paulo Amigo do Idoso e o Selo Amigo do Idoso foram criados como instrumento de promoção de amplo processo de mobilização regional, de diversos setores governamentais e da sociedade, para desenvolver territórios amigáveis a todas as idades, com foco no envelhecimento ativo do Estado de São Paulo.

1 comentário

  1. Daniel Ferraz de Campos em 09/05/2017 às 15:52

    Se for verdade vou pedir esclarecimento, afinal sou idoso e preciso de respeito projeto PREVENIR, EDUCAR, RECICLAR

Deixe um comentário