Piracicaba sedia seminário estadual de direitos da criança e do adolescente

DSC04536A cidade de Piracicaba foi palco para o “Seminário de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”, realizado pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Condeca), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). Pelo menos 200 representantes de cidades da região estiveram presentes, de acordo com o site da Prefeitura de Piracicaba.

O objetivo do encontro foi sensibilizar e mobilizar gestores e sociedade para a importância dos conselhos tutelares nos municípios e a operacionalização do Sistema de Informação da Infância e Adolescência (SIPIA), visando o fortalecimento da rede de proteção e defesa da criança e adolescente em todo o estado.

O evento contou com palestras sobre a produção do caderno temático que fala sobre o sistema de garantia, de maneira geral e cenários e desafios do Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos. As palestras foram ministradas por representantes da Manufatura de Ideias, Fernando Figueiredo e Márcia Guerra.

Da mesa de abertura, participaram o prefeito do município de Piracicaba, Gabriel Ferrato, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes Secamilli, a diretora da Drads – Maria Germek, o presidente do Condeca, Ezequias Marcelino da Silva Filho, a presidente do CMDCA, Keila Arruda Valente; o vereador Pedro Kawai e as conselheiras tutelares Zélia dos Reis e Rosemeire Maria da Silva.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes Secamilli, os desafios na área social, especificamente voltados às crianças e aos adolescentes, são grandes mas devem ser precisamente refletidos. “Tenho participado de reuniões junto aos conselhos da cidade, inclusive o da criança e do adolescente, buscando contribuir de forma significativa para resultados positivos de politicas públicas em especial, para essa população”, comenta.

Para finalizar o evento, a palestra realizada pelas conselheiras do Condeca, discorreu sobre os serviços voltados à criança e ao adolescente. A palestra abriu espaço para que todos os convidados participassem do debate.

Deixe uma resposta