Prefeito assina contrato para construção de Centro de Iniciação ao Esporte

Piracicaba receberá R$ 3.419.037,61 milhões para a construção de um Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no bairro Monte Rey II, de acordo com informações no site da Prefeitura de Piracicaba. A assinatura do contrato ocorreu na tarde de quarta-feira, no gabinete do prefeito Gabriel Ferrato, que recebeu o secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, João Francisco de Godoy (Johnny), o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Carlos Henrique Almeida Custódio, vereadores e lideranças comunitárias

O empreendimento abrangerá 14 bairros, beneficiando 85.150 habitantes, ainda de acordo com informações do site da Prefeitura. A partir de agora, será aberta licitação para definir a empresa que será responsável pelas obras. A previsão é que o espaço seja concluído no final de 2015.

O CIE é um programa do Ministério do Esporte, vinculado ao PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). Será construído um Centro de Iniciação ao Esporte com área de 3.500 metros quadrados- modelo II, contendo um Ginásio Poliesportivo e uma quadra poliesportiva descoberta, totalizando uma área de 2.750 metros quadrados.

O Ginásio abrange uma quadra reversível, arquibancada para aproximadamente 177 lugares, área de apoio incluindo instalações para administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitários públicos. Todas as instalações dedicarão atenção especial à acessibilidade, com rampas, plataforma elevatória, banheiros adaptados, portas mais largas e espaço para cadeiras de rodas nas arquibancadas. Haverá ainda espaços para enfermaria, vestiários, copa e áreas reservadas aos setores administrativo e pedagógico. Todo material que será utilizado na construção permitirá conforto térmico e acústico.

Com a implantação do CIE serão atendidos os bairros Monte Rey, Santa Terezinha, Valde do Sol, Algodoal, Santa Rosa, Água Santa, Areião, Capim Fino, Guamium, Jardim Primavera, Mário Dedini, Parque Piracicaba, Vila Sônia e Vila Industrial.

O gerente Regional da CEF explica que o objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O projeto integra, num só esspaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.

Segundo o secretário de Esportes, o CIE ampliará a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo à população. Conforme Johnny, o espaço pertencerá à comunidade e poderá ser usado não apenas para a formação de atletas, mas também para fomentar a prática esportiva e a sadia qualidade de vida. Outro aspecto é o social, garantindo que crianças e jovens em situação de risco utilizem o centro esportivo. “A prefeitura entrará com uma programação específica para o CIE, inserindo toda a comunidade”, declarou.

Segundo o secretário de Esportes, o fato de Piracicaba ter ótimos programas voltados para a iniciação esportiva envolvendo crianças e adolescentes, para a terceira idade e para esporte de alto rendimento, foram decisivos para que o município fosse contemplado com o CIE. “Com certeza teremos uma boa parceria com a comunidade daquela região, buscando usar o espaço da melhor forma possível”.

O prefeito destacou que no ano passado esteve reunido com o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, intermediado pelo Promotor de Justiça, Paulo Castilho e foi disponibilizado a fundo perdido, este investimento. “O município entrará com uma contrapartida de cerca de 10% do total de investimento total da obra, sem contar o terreno que é público. Mas a fase mais difícil é depois de construído, em que a Prefeitura precisará equipar e contratar profissionais para colocar o equipamento em funcionamento”.

Ferrato observou que o bairro Monte Rey II apresenta alto grau de vulnerabilidade social e este investimento permitirá que as comunidades atendidas possam dispor de um local para a prática esportiva, em instalações modernas e uma quadra reversível para a prática de diversas modalidades esportivas”.

Deixe uma resposta