Prefeito e Associação Ilumina assinam convênio

O prefeito Gabriel Ferrato e a Associação Ilumina assinaram na segunda-feira (11) o convênio entre a Prefeitura de Piracicaba e a instituição para atendimento oncológico de pacientes do SUS. Amparado na lei 8.375/15, o documento prevê o atendimento de baixa complexidade de pacientes em fase pré-diagnóstica ou diagnosticados com câncer, encaminhados pela Secretaria de Saúde.

O convênio inclui a oferta de consultas médicas nas áreas de mastologia, ginecologia oncológica, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia torácica, cirurgia de pele, cirurgia oncológica infantil e cirurgia oncológica geral em outros tipos câncer e clinica de dor oncológica (acupuntura). Com validade de um ano, o convênio irá custar R$ 9.341,20 mensais aos cofres da prefeitura.

A parceria contará ainda com atendimento em enfermagem oncológica, com a oferta de curativos e acompanhamento da evolução da ferida/cicatriz e atendimento de enfermagem em ostomia, com profissional especializado para avaliação do paciente com estoma, compreendendo a mensuração do estoma, reconhecimento de alterações do estoma e da área periestoma, adaptação e trocas de dispositivos coletores dos excrementos, apoio emocional e ações de educação em saúde aos pacientes e seus familiares. Outro diferencial serão os programas Amigos da Saúde e Grupo Antitabagismo.

Os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) encaminhados pela Secretaria de Saúde para tratamento oncológico na Ilumina irão contar ainda com equipe multidisciplinar, com profissionais das áreas de nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, com atendimento coadjuvante para o enfrentamento da doença. “Na minha visão, a equipe multidisciplinar é a mais importante nessa parceria”, destacou o prefeito Gabriel Ferrato durante a assinatura do convênio.

Deixe uma resposta