Procon Piracicaba orienta aos consumidores para a Black Friday
Ocorre nesta sexta-feira (28), a Black Friday, evento realizado pelo comércio que promete grandes descontos nas compras, sobretudo pela internet. Mas o consumidor deve estar atento antes de fechar qualquer negócio. Porque nem sempre o desconto apresentado é verdadeiro e pode estar sendo vítima de um truque conhecido como “metade do dobro”. É quando as empresas elevam os preços antes da promoção para reduzir no dia da Black Friday. Isso significa que na realidade o produto está sendo comercializado pelo seu valor real, sem qualquer desconto.
A orientação do Procon, portanto, é que o consumidor não se iluda com grandes descontos antes de se atentar para este detalhe, sob o risco de ser ludibriado. Mesmo assim, caso perceba que foi vítima de enganação, é só levar todos os comprovantes da compra a uma unidade da Fundação Procon – em Piracicaba fica no Térreo 2 do Centro Cívico – e apresentar a queixa, para que seus fiscais possam tomadas as devidas providências. Além do fator preço, é preciso estar atento também às condições do produto, parcelamento e prazo de entrega.
O Procurador-Geral do Município, Mauro Rontani, observa que se o consumidor tiver algum problema com oferta, entrega, dano nos produtos, forma de pagamento e anúncios publicitários, pode reclamar nos próprios sites nos quais efetuou compras. “Caso não seja solucionado, leve os comprovantes, das 8h30 às 16h30, de segunda à sexta, no Procon que vamos tomar as devidas providências”.
Atenção! O Procon-SP mantém uma lista com mais de 400 sites que devem ser evitados. Acesse: http://sistemas.procon.sp.gov.
Seguem algumas orientações para que o consumidor possa aproveitar bem este dia:
Não compre por impulso por causa da oferta tentadora, isto pode lhe trazer problemas financeiros futuros e comprometer seu orçamento.
Acompanhe o preço dos produtos. Guarde a sua pesquisa.
O preço promocional não anula seus direitos. A oferta deve ser cumprida de acordo com a divulgação.
O fornecedor deve encaminhar a confirmação do pedido.
As informações sobre preço, frete e prazo de entrega devem estar em destaque.
O consumidor pode escolher o período para a entrega do produto, sem pagamento adicional. Verifique as opções disponibilizadas pela empresa.
Se o prazo de entrega não for cumprido ou se o produto estiver danificado, você pode cancelar a compra ou trocar a mercadoria. Examine sua compra assim que ela for entregue.
Além disso, nas compras realizadas pela internet, você tem até sete dias para cancelar, isento de qualquer cobrança, incluindo frete. A empresa deve informar a administradora do cartão para o devido estorno do valor pago.
Salve ou imprima tudo que comprove a compra: oferta, pedido, comprovante de pagamento, contrato e anúncios publicitários.