Prof. Samuel Brito lança livro certificado pelo IPv6 Fórum

“IPv6 – O Novo Protocolo da Internet” é o título do novo livro produzido pelo coordenador dos cursos de graduação tecnológica e de pós-graduação em redes de computadores da Unimep, Samuel Henrique Bucke Brito. A obra estará disponível para vendas no próximo dia 5 de agosto. Já o evento de lançamento ocorre no dia 5 de setembro, às 19h, no Senac em São Paulo, durante o encontro “Cisco Networking Academy Day”. A iniciativa será aberta apenas para membros da Academia Cisco, no entanto, poderá ser acompanhada pela internet por todos os interessados. Também no segundo semestre, está previsto o evento de lançamento totalmente online, um webinar, que também será aberto à comunidade virtual. Os interessados podem adquirir a obra no valor de R$ 49, em livrarias ou pelo link www.novatec.com.br/livros/ipv6

Com oito capítulos, divididos em 208 páginas, o livro aborda temas como a evolução da internet, estrutura do endereço, segurança, mecanismos de transição, dentre outros. Como o próprio título indica, a obra, publicada pela editora Novatec, focaliza justamente a mais recente versão do protocolo e tem como público-alvo os profissionais e estudantes de todas as áreas de computação, especialmente os envolvidos com redes de computadores e telecomunicações.

Inédito – Segundo destaca o autor, a obra IPv6 – O Novo Protocolo da Internet é o único livro no Brasil com a chancela do IPv6 Fórum, órgão responsável por disseminar mundialmente o IPv6, a versão atualizada dos conhecidos números de IP (protocolo de internet), responsáveis por identificar, na rede, o computador que o usuário está conectado e possibilitar a troca de informações. A nova versão surge em substituição ao IPv4, que no ano de 2014, poderá ter os endereços de IP esgotados e, dessa forma, causar uma pane na rede mundial. “A obra é de extrema importância para todos os profissionais de computação, afinal o IPv6 é o novo protocolo da internet que será responsável por mantê-la operacional. Sendo assim, é importante conhecer a sua estrutura e operação”, afirma Brito.

Reconhecimento – O prefácio é assinado pelo próprio fundador e presidente do IPv6 Fórum, Latif Ladid. Segundo ele, “o livro é uma excelente ferramenta nesse momento atípico de transição (do IPv4 para IPv6)”. Sua participação na obra se deve por meio do contato do professor Brito com Ladid e pelo fato de o docente da Unimep ter se tornado, em 2011, o primeiro engenheiro de redes certificado em IPv6 no Brasil e o quarto no mundo. Além disso, em fevereiro desse ano, Brito se tornou o primeiro instrutor brasileiro de IPv6 e, dessa forma, credenciou a Unimep como a primeira, e atualmente única, instituição a oferecer cursos oficiais e que atendem plenamente às exigências internacionais sobre o assunto. “O conteúdo do livro está aderente às exigências do IPv6 Fórum, de ponta a ponta, ou seja, seu conteúdo está alinhado aos cursos de certificação em IPv6 que têm validade internacional. O objetivo é tornar a obra bibliografia básica em disciplinas de cursos de graduação e pós-graduação relacionadas ao IPv6, afinal elas passarão a ser cada vez mais comum nesses cursos nos próximos anos”, afirma Brito.

A instituição IPv6 Fórum, sediada em Luxemburgo, atualmente divulga a obra como material oficial de certificação do novo protocolo de internet nos países de língua portuguesa.

Deixe uma resposta