Programação especial ao Dia Mundial da Saúde no Sesc Piracicaba

A partir desta quarta-feira, 1º de abril, o Sesc Piracicaba inicia atividades culturais e educativas em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de alertar às pessoas do mundo todo os principais problemas de saúde que atingem a população.

Entre as atividades que serão realizadas, destaque para a palestra sobre o Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado em 2014; oficina de como sair da monotonia e incrementar as plantas tradicionais aos pratos; aula deQi Gong, prática medicinal chinesa que fortalece o coração e o pulmão e encontro regional de Lian Gong, ginástica corporal que melhora sono e equilíbrio, com a participação de grupos da cidade e região.

 Para o sábado dia 11 de abril, palestras sobre o Dia Mundial da Doença de Parkinson em parceria com a Colibri – Associação Brasil Parkinson (Núcleo Piracicaba) debatem a doença junto à fisioterapia, os aspectos psicológicos do cuidar e do cuidador e também a Dança Sênior, expressão corporal terapêutica que favorece a autoestima e sociabilidade.

 Programação – Dia Mundial da Saúde no Sesc Piracicaba

 

Qi Gong e a Alimentação Saudável       

Prática da medicina tradicional chinesa, com foco na energia vital, fortalece o coração e o pulmão. Além de preconizar o equilíbrio alimentar equilibrando e sustentando o Qi, melhora o metabolismo e a sensação revigorante de bem- estar.

Dia 1, quarta, 14h.
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.

 

Palestra

O Novo Guia Alimentar para a População Brasileira

A nutricionista  Márcia Juliana Cardoso  da Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição de Piracicaba – CPAN aborda os 10 passos  para uma Alimentação Adequada e Saudável, sugeridos no Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado em novembro de 2014.
Dia 7, terça, 14h.
Teatro. Grátis. Livre para todos os públicos.

Qi Gong e a Alimentação Saudável – FOTO ANEXA        

Prática da medicina tradicional chinesa, com foco na energia vital, fortalece o coração e o pulmão. Além de preconizar o equilíbrio alimentar equilibrando e sustentando o Qi, melhora o metabolismo e a sensação revigorante de bem- estar.

Dia 8, quarta, 14h.
Comedoria. Grátis. Livre para todos os públicos.

 

Encontro Regional
Lian Gong 18 terapias – FOTO ANEXA

Lian: treinar, exercitar. Gong: refinar, aperfeiçoar. Prática de ginástica corporal da medicina tradicional chinesa, nascida na década de 70 para prevenir e tratar dores no corpo. Melhora o sono, flexibilidade, equilíbrio, capacidades motoras e sociabilidade. Com participação de grupos da cidade e região.

Dia 8, quarta, 15h.
Ginásio. Grátis. Livre para todos os públicos.

 

Workshop
Gastronomia e Sazonalidade: Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças

Atualmente é possível encontrar diversos tipos de frutas, hortaliças e legumes em todos os meses do ano, devido, também, ao uso de produtos químicos que aceleram seu crescimento. Entretanto, respeitar o ciclo da planta, de modo que ela cresça e seja colhida em seu tempo natural, reduz o custo benefício do cultivo e, principalmente, é um hábito de promoção de segurança alimentar e saúde. Aprenda dicas e receitas que valorizam a sazonalidade do vegetal. Com a gastrônomaLarissa de Lázari.
9, quinta, 19h.
Sala do Curumim. Grátis. Não recomendado para menores de 14 anos.

Sono, alimentação e meditação
Corpo e mente necessitam de alimentos saudáveis. Nutrientes e pensamentos positivos garantem saúde física, psíquica, emocional e espiritual. A prática da meditação fortalece a qualidade dos pensamentos, melhora o sono, traz equilíbrio e serenidade. Com Joana Filleto do Instituto Brahma Kumaris.
Dia 15, quarta, 14h.
Teatro. Grátis. Livre para todos os públicos.


Saúde do Homem – Próstata

Glândula localizada abaixo da bexiga, que precisa de cuidados para o idoso conquistar uma melhor qualidade de vida. Com a enfermeira Josiene Silva do Programa de Medicina Preventiva da Unimed Piracicaba.
Dia 19, domingo, 10h.
Teatro. Grátis.

 

Oficina

Biodiversidade no Prato – Como sair da monotonia alimentar resgatando as plantas tradicionais e conhecendo as não convencionais?

Debate sobre a evolução dos sistemas alimentares. O que mudou no que comemos? De onde vêm os alimentos? Sabemos como são produzidos e por quem? Sabemos quais são os efeitos das nossas escolhas alimentares sobre nossa saúde e o meio ambiente? O que explica nossas preferências alimentares? Com Morgane Retière do Instituto Terra Mater.
Dia 29, quarta, 14h.
Teatro. Grátis. Não recomendado para menores de 16 anos.

 Dia Mundial da Doença de Parkinson

A Organização Mundial da Saúde instituiu o dia 11 de abril para lembrar e conscientizar sobre esta doença degenerativa do sistema neurológico. O Sesc, em Parceria com a Colibri –  Associação Brasil Parkinson – Núcleo Piracicaba, propõe:

 

Palestras

Parkinson e a Fisioterapia

Objetiva de amenizar alguns sintomas que aparecem com a evolução da doença: como rigidez muscular, instabilidade postural, lentidão dos movimentos, perda de equilíbrio, dificuldade de marcha, além de diminuir risco de quedas. Com as fisioterapeutas Jaqueline Violin e Márcia Barrichelo. Abertura: Coral Tremendas Vozes de Piracicaba.

Dia 11, sábado, 9h30.
Teatro. Grátis. Livre para todos os públicos.

 

Aspectos psicológicos do cuidar e do cuidador

Apesar de diagnosticada há tempos, a doença continua desconhecida da maioria da população brasileira, que necessita de preparo, conhecimento e apoio para familiares e cuidadores na arte de cuidar. Com a Dra. Clara Nakagawa, psicóloga, gerontóloga e vice-presidente da Associação Brasil Parkinson.

Dia 11, sábado, 10h30.
Teatro. Grátis. Livre para todos os públicos.

 

Dança Sênior

Expressão corporal terapêutica que se utiliza de repertório envolvente e cativante como estratégia, em contraposição à inatividade e sedentarismo, favorece a autoestima e sociabilidade. Com a Dra. Clara Nakagawa.

Dia 11, sábado, 11h30.
Teatro. Grátis. Livre para todos os públicos.

Deixe uma resposta