Projeto Jovens Músicos cria novos grupos pedagógicos e artísticos

O Projeto Jovens Músicos, patrocinado pela Raízen, Oji Papéis Especiais, Bom Peixe e Denso do Brasil alçou novos voos neste segundo semestre. Além de manter a consolidada Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba e as aulas de capacitação de jovens por meio da música erudita, o projeto implantou outras linhas de trabalho com a criação do Quinteto de Metais, Essemble de Metais e Orquestra Acadêmica Jovens Músicos.

Os novos projetos envolvem as áreas pedagógica e artística, como explica o maestro e coordenador do Projeto Jovens Músicos, Anderson Oliveira. “Desde o início deste ano, tivemos uma procura grande de crianças, adolescentes e jovens com o intuito de aprender algum instrumento erudito e, como hoje temos cerca de 110 alunos atendidos semanalmente, desde iniciantes até mais avançados, criamos estas novas linhas de trabalho dentro do projeto para contemplar os alunos nos mais diferentes níveis de aprendizado e aproveitar esses novos talentos”.

Com finalidade artística, o Quinteto de Metais, formado pelos professores Eliezer Toffoli (trompete), Emerson Teixeira (trombone), solista da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) e Sérgio Teixeira (tuba) da Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo (OER), pelo aluno do Projeto Jovens Músicos, Gabriel Minharo (trompete) e pelo monitor Fabian Murillo (trompa) tem estreia marcada para 28 de setembro (sábado), às 20h30 Igreja Catedral Santo Antonio. Segundo o maestro Anderson, “O Quinteto de Metais é um grupo preparado para apresentações ao público e está formado por professores e alunos de alto nível”.

A apresentação do Quinteto de Metais tem entrada gratuita.

 

Essemble de Metais e Orquestra Acadêmica: formação pedagógica para novos alunos

 

Focado nos instrumentos trompete, trompa, trombone e tuba, o Essemble de Metais foi criado com foco para o desenvolvimento do repertório específico de metais.

De acordo com o maestro Anderson Oliveira, “O objetivo desse novo grupo é aperfeiçoar os alunos de nível médio e avançado nesses instrumentos, levando em consideração o grau de dificuldade e o desenvolvimento técnico”.

Outra nova linha de trabalho criada pelo projeto é a Orquestra Acadêmica Jovens Músicos, voltada para crianças e adolescentes iniciantes, “pensamos em desenvolver e aperfeiçoar esses jovens talentos para que, posteriormente ingressem na Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba”.

Os alunos da Orquestra Acadêmica terão contato com a teoria e prática dos instrumentos, com repertório apropriado com o objetivo de alcançar o nível de se tornarem componentes da Filarmônica Jovem de Piracicaba.

 

Serviço: Apresentação de estreia do Quinteto de Metais – Projeto Jovens Músicos

Data/ hora: 28 de setembro – 20h30

Local: Catedral Santo Antonio – Praça da Catedral, s/nº, Centro – Piracicaba/SP

Entrada gratuita.

 

Realização: Ministério da Cultura

Patrocínio: Raízen, Oji Papéis Especiais, Bom Peixe, Denso do Brasil

Apoio: SEMAC, Società Italiana, AMPI, Pira21, Imagenet, Clube Coronel Barbosa e Fritz Dobbert

Produção Cultural: 3Marias

Deixe uma resposta